dc.contributor.author | Bianchini, Tatiane Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:18Z | |
dc.date.available | 2011-04-28 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:18Z | |
dc.date.issued | 2011-02-25 | |
dc.identifier.citation | BIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escolas - organização e administração | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Comunidades de Aprendizagem | por |
dc.subject | Aprendizagem dialógica | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Conti, Celso Luiz Aparecido | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6967887143687279 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa identificar o grau de aproximação entre os principais pressupostos teóricos relativos à gestão democrática da escola presentes na produção bibliográfica atual e os pressupostos básicos da Aprendizagem Dialógica, base conceitual da proposta de Comunidades de Aprendizagem. Trata-se, portanto de uma pesquisa de caráter teórico, realizada por meio de levantamento e análise de textos publicados em periódicos de estratificação Qualias A1, A2, B1 e B2 que contemplem a palavra-chave gestão escolar. Além disso, para que fosse possível identificar o grau de aproximação entre os textos analisados e o conceito de Aprendizagem Dialógica, contou com leituras que apontassem mais diretamente para a base conceitual de Comunidades de Aprendizagem. A proposta de Comunidades de Aprendizagem é uma parceria entre o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE/UFSCar e a Prefeitura do Município de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As ações desta proposta de transformação da escola buscam garantir a aprendizagem de máxima qualidade às comunidades em que se insere, bem como buscam viabilizar a convivência respeitosa entre todos e todas. A base teórica para essas ações apresentam-se pela Aprendizagem Dialógica, conceito formulado por Ramón Flecha que, por sua vez, tem base na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e na Dialogicidade, de Paulo Freire. Por meio da realização deste trabalho foi possível identificar alto grau de aproximação entre os princípios identificados nos artigos, em favor da gestão democrática da escola, e aqueles defendidos na Aprendizagem Dialógica, que, na verdade, os incorpora, mas vai além, sinalizando para uma maior radicalidade democrática. Reconhece-se, contudo, que tais artigos trazem contribuições importantes para a formulação de uma proposta de transformação das escolas, inclusive aquelas denominadas Comunidades de Aprendizagem, conforme apresentadas no texto. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3297836406099592 | por |