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dc.contributor.authorBercho, Carolina Fuzaro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:21Z
dc.date.available2011-06-01
dc.date.available2016-06-02T19:39:21Z
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationBERCHO, Carolina Fuzaro. Higienismo e educação nas páginas de O Ateneu . 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2594
dc.description.abstractThis text analyzes the schooling process in Brazil during se XIX century, questioning the formation of secondary education on the Empire of the Court. Rather, the discourse for the education, set within the broad project of social intervention, made by the medical corporation. Aiming to examine more precisely the representations medicalhygienic, we used two tipes os sources: two theses by graduating in medicine from the mid XIX century, and the romance of memories: O Ateneu, written by the intellectual Raul Pompéia in 1888. Aiming to examine the proposal set out in the literature in conjunction with the medical-civilizing project for youth in Rio de Janeiro, as well as highlight the importance of hygiene and the orientation mechanism of the everyday practices of school time.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - históriapor
dc.subjectBrasil - história - império, 1822- 1889por
dc.subjectHigienepor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectBrazil Empireeng
dc.subjectHygienismeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.titleHigienismo e educação nas páginas de O Ateneu por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoEsta pesquisa propôs observar o processo de escolarização no Brasil durante o século XIX, interrogando a constituição do ensino secundário no Império da Corte. Mais propriamente o discurso para a educação configurado no interior do amplo projeto de intervenção social formulado pela corporação médica. Visando examinar, mais precisamente, as representações médico- higiênicas, recorremos a dois tipos de fontes: duas teses defendidas pelos concluintes do curso de Medicina, de meados do século XIX, e o romance de memórias: O Ateneu, escrito pelo intelectual Raul Pompéia em 1888. Com o objetivo de analisar a proposta de educação secundária exposta na literatura em concomitância com o projeto médico-civilizador para a mocidade carioca, assim como ressaltar a importância do higienismo como mecanismo na orientação das práticas cotidianas escolares do período.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2796440118637554por


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