Show simple item record

dc.contributor.authorAugusto, Gabriel Luiz
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:28Z
dc.date.available2012-10-09
dc.date.available2016-06-02T19:39:28Z
dc.date.issued2012-06-20
dc.identifier.citationAUGUSTO, Gabriel Luiz. Ensaio sobre soberania e educação-de-Estado. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2633
dc.description.abstractThis study aim is the investigation of the intersection between the theological-political spheres and the process of subjectivity in the modernity. Through genealogical procedures, we tryed to investigate the birth of the concepts of sovereignty and State, in the end of the late medieval and early modern times, watching some reflections on how works the modern state machine and its images, through the discourses subjectivityoperators / educators. The term education-of-state refers to the process whereby certain educational techniques perpetuates and makes absolutes the discourse of contemporary state. The objective is, in the end, to think the practices of subjectivation beyond education-of-state and unbind the sovereignty of traditional images.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - filosofiapor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectSoberaniapor
dc.subjectBiopoderpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectSovereigntyeng
dc.subjectBiopowereng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.titleEnsaio sobre soberania e educação-de-Estadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Riscal, Sandra Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786623U2por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar a intersecção das esferas teológica-política e o processo de subjetivação na modernidade. Por meio de procedimentos genealógicos, pretendeu-se averiguar o nascimento dos conceitos de soberania e Estado, presentes no findar Idade Média tardia e início da modernidade, observando alguns reflexos de como a máquina do Estado moderno e suas imagens, funciona por meio dos discursos subjetivadores/educadores. O termo educação-de-Estado remete ao processo por meio do qual determinadas técnicas educativas perpetuam e absolutizam o discurso de Estado contemporaneamente. Busca-se, então, pensar em práticas de subjetivação para além da educação-de-Estado e desvincular a soberania das imagens tradicionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5629561834911404por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record