Show simple item record

dc.contributor.authorBento, Clovis Claudino
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.available2012-11-08
dc.date.available2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationBENTO, Clovis Claudino. Jogos de origem ou descendência indígena e africana na Educação Física escolar : educação para e nas relações étnico-raciais. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2636
dc.description.abstractThis present research has the central aims of understanding the educational processes which have developed in a practice of social games that has Indigenous and African origin, or ancestry in the context of an intervention at Physical Education classes, with the student (s) of the fourth year s Public Elementary School located at the city of São Carlos (SP). Hoping somehow to enable and assist in compliance with the Brazilian Law number 10.639/2003 that required the teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture, and also Brazilian Law number 11.645/2008 which included Native Cultures and History in Basic Education. We understand Physical Education as well as other curriculum components of basic education can and should include the teaching of History and Afro-Brazilian Culture, Indigenous and African culture enabling appreciation and recognition of Brazilian ethnic and racial diversity. This research development has a qualitative approach with phenomenological approach seeking to understand the phenomenon starting with the gaming experience shared in the intervention. Based on records of field diaries we believe that constant dialogue between educators and students, from the practice of social games that has Indigenous and African origin, or ancestry conducted during Physical Education classes provided the construction of educational processes related to appreciation, knowledge and recognition about Indigenous and African culture encouraging people involved to present their knowledge, discoveries, questions, and curiosities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectGameseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEducation of racial-ethnic relationshipseng
dc.titleJogos de origem ou descendência indígena e africana na educação física escolar:educação para e nas relações étnico-raciaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo central buscar uma compreensão dos processos educativos que se desenvolveram na prática social de jogos de origem ou descendência indígena e africana no contexto de uma intervenção em aulas de Educação Física com os(as) educandos(as) do 4ª ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de São Carlos/SP, esperando de alguma maneira possibilitar e auxiliar com cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana e, também, a lei 11.645/2008 que inclui a História e a Culturas Indígenas, na Educação Básica. Entendemos que a Educação Física, assim como os demais componentes curriculares da Educação Básica, pode e deve incluir o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, possibilitando a valorização e o reconhecimento da diversidade étnico-raciais presente no Brasil. O desenvolvimento da pesquisa teve uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, buscando assim compreender o fenômeno a partir da experiência de jogo compartilhada na intervenção. Consideramos, com base nos registros em diários de campo, que o constante diálogo entre os educadores e os(as) educandos(as), a partir da prática social de jogos de origem ou descendência indígena e africana realizados no contexto das aulas de Educação Física, proporcionaram a construção de processos educativos relacionados a valorização, conhecimento e reconhecimento da cultura Indígena e Africana, estimulando os(as) envolvidos(as) a apresentarem os seus saberes, suas descobertas, suas indagações e curiosidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5947339833840192por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record