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dc.contributor.authorTezani, Thaís Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.available2005-02-01
dc.date.available2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.issued2004-09-14
dc.identifier.citationTEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Os caminhos para a construção da escola inclusiva:a relação entre a gestão escolar e o processo de inclusão.. 2004. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2638
dc.description.abstractThe research has as fear the relation between school administration and the students inclusion process with special educational needs in the regular teaching, aiming at the construction of an inclusive school. It accomplished a qualitative research: an ethnographical kind comparative study between two public schools of an average postage city, of the interior of São Paulo s State, being a municipal net school and other of the teaching state net, guiding by the research matter: Which the actions school administration contribution for the students inclusion process with special needs in the regular teaching, guaranteeing, thus, the inclusive school construction . To the knowledge that the students with special educational needs have been frequenting common classes, it does necessary to study the school administration ahead of this reality, or be, your posture, conceptions and actions. The research goal is to describe the school administration actions in front of the student s inclusion process with special educational needs in the regular teaching. They recovered the paradigms that guiding the inclusion historical process and her philosophical dimensions, relating the proposal from official documents to the educational reality. They compare the actions and the schools school administration relations in the student s inclusion processes with special educational needs in the regular teaching. Checked itself how same, belonging to public school universe, studied schools follow proposed and accomplish distinct practices; it highlights that the posture assumed by the school administration influence in the everyday pedagogical practice and that parents' involvement and teachers' implication are determinate factors in the inclusive school construction.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas organização e administraçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação pesquisa etnográficapor
dc.subjectSchool administrationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectEthnographyeng
dc.titleOs caminhos para a construção da escola inclusiva:a relação entre a gestão escolar e o processo de inclusão.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Huet, Aparecida Barco Soler
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2por
dc.description.resumoA pesquisa tem como tema a relação entre a gestão escolar e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, visando à construção de uma escola inclusiva. Realizou-se uma pesquisa qualitativa: um estudo comparativo do tipo etnográfico entre duas escolas públicas de uma cidade de porte médio, do interior do Estado de São Paulo, sendo uma escola da rede municipal e outra da rede estadual de ensino, norteada pela questão de pesquisa: Qual a contribuição das ações da gestão escolar para o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, garantindo, assim, a construção da escola inclusiva? . Ao saber que os alunos com necessidades educacionais especiais têm freqüentado classes comuns, faz-se necessário estudar a gestão escolar diante desta realidade, ou seja, sua postura, concepções e ações. O objetivo da pesquisa é descrever as ações da gestão escolar diante do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Recuperaram-se os paradigmas que norteiam o processo histórico da inclusão e suas dimensões filosóficas, relacionando a proposta dos documentos oficiais à realidade educacional. Compararam-se as ações e as relações da gestão escolar das escolas nos processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.Verificou-se que mesmo, pertencendo ao universo da escola pública, as escolas estudadas seguem propostas e realizam práticas distintas; destaca-se que a postura assumida pela gestão escolar influencia na prática pedagógica cotidiana e que o envolvimento dos pais e o comprometimento dos professores são fatores determinantes na construção da escola inclusiva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772358A2por


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