Show simple item record

dc.contributor.authorFerraro, Joênia Ricarte
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:30Z
dc.date.available2013-03-05
dc.date.available2016-06-02T19:39:30Z
dc.date.issued2012-12-19
dc.identifier.citationFERRARO, Joênia Ricarte. Indústria cultural e educação : o youtube como espaço de manifestação e mediação das tensões na escola. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2642
dc.description.abstractThis study has as purpose an analysis of relational tensions and the way they are present into schools, including among them, the relationship that is established between teachers and students a full of meanders and veiled messengers interaction. Fruit of social tensions generated and perpetuated by a manipulator process of production, the dialogue between teachers and students reaches the highest point in episodes of mutual aggression, destruction of the self esteem and in a detachment of the intended goals. Inserted in a complex reality that favors the mass production and consume, fed by ideologies, the educational processes are marked by difficulties to fulfill his role of former human beings able to exercise their role as citizens, as recommended by laws, statutes and declarations that focus the educational question. The influence of the cultural industry in education is one of the central focuses of this study; as well the reflex of massification and of the resentment that comes of this and that is manifested in the school environment. Scenes that show episodes of disagreements and aggressiveness between students and teachers were recorded by students in classrooms and were, here analyzed under the Critical Theory optics to glimpse the panorama in which the educational process are developed and the solutions that theorists present to go beyond the capital by a more humanized education that wins the barbarism nowadays installed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectYoutubepor
dc.subjectIndústria Culturalpor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectSemiformaçãopor
dc.subjectRedes de relações sociaispor
dc.subjectYoutubeeng
dc.subjectCultural Industryeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectSemi-formationeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleIndústria cultural e educação : o youtube como espaço de manifestação e mediação das tensões na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposta uma análise das tensões relacionais e da maneira pela qual elas se apresentam dentro da escola, incluindo-se entre elas a relação cheia de meandros e mensagens veladas que se estabelece entre alunos e professores. Fruto das tensões sociais geradas e perpetuadas por um sistema de produção manipulador, o diálogo entre docentes e discentes culmina, hoje, em episódios de agressão mútua, destruição da autoestima e em um distanciamento de objetivos pretendidos. Inserida em uma realidade complexa em que se privilegia a produção e o consumo em massa, alimentado pelas ideologias e pela mídia, a educação tem tido dificuldades para cumprir seu papel de elemento formador de seres humanos aptos a exercer plenamente seu papel de cidadão, tal qual preconizam as leis, estatutos e declarações que focam a questão educacional. A influência da Indústria Cultural na educação é um dos focos centrais deste estudo, assim como os reflexos da massificação e dos ressentimentos dela decorrentes e manifestados na escola. Cenas gravadas por alunos, em sala de aula, registrando episódios de desentendimentos e agressividade entre alunos e professores foram analisadas sob a ótica da Teoria Crítica a fim de se vislumbrar o panorama em que os processos educacionais vêm se desenvolvendo e as soluções que os teóricos têm proposto para que se possa ir além do capital, por uma educação mais humanizada que vença a barbárie hoje instalada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8083984887437748por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record