Show simple item record

dc.contributor.authorTravassos, Ronaldo dos Santos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:32Z
dc.date.available2005-03-03
dc.date.available2016-06-02T19:39:32Z
dc.date.issued2004-03-31
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Ronaldo dos Santos. A organização do processo de trabalho na escola: uma crítica do trabalho pedagógico na formação do trabalhador em saúde. 2004. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2656
dc.description.abstractThis study is intended to approach the modifications in the organization of the process of work, which take place inside school due to the transformations in the world of work. Its main objective is to set out to investigate the changes in the organization of the pedagogical work and their implications in the technical and professional background of the workers in the field of health, because of the significant influence of capital on structuring the school direct or indirectly. This study also intends for studying the nature of school as an organization, highlighting the function of the specialists as a way of controlling the technical division in the organization of work in schools. It also highlights the ideological character of the pedagogical work responsible for the education of workers, who are meant to occupy different levels in the hierarchy of the capitalistic production by means of a correspondence between the social relations of production and the social relations of education. The conclusions indicate that the organization of schoolwork follows the principles of rationality and has a very well defined hierarchical structure. It emphasizes the culpability of school whenever it does not provide appropriate education for the workers. The pedagogical work points out to the ideological discourse of the specialized knowledge while exercising the functions in the educational system. Also, it focuses on the pedagogical work as a political act.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProcesso de trabalhopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.titleA organização do processo de trabalho na escola: uma crítica do trabalho pedagógico na formação do trabalhador em saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonsalves, Elisa Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782496D1por
dc.description.resumoNeste estudo, pretende-se abordar as modificações na organização do processo de trabalho que se sucedem no interior da escola decorrentes das transformações que ocorrem no mundo trabalho. Tem como o objetivo principal fazer uma investigação das mudanças na organização do trabalho pedagógico e suas implicações na formação técnico-profissional do trabalhador em saúde, pela influência significativa do capital em estruturar direta ou indiretamente a escola. Pretende-se, também, estudar a natureza da escola enquanto Organização destacando a função dos especialistas como forma de controle da divisão técnica na organização do trabalho escolar. Destaca o caráter ideológico do trabalho pedagógico encarregado da formação de trabalhadores, destinados a ocuparem diferentes níveis na hierarquia da produção capitalista através de uma correspondência entre as relações sociais de produção e as relações sociais de educação. As conclusões indicaram que a organização do trabalho escolar se orienta pelos princípios da racionalidade com uma estrutura hierárquica bem definida. Enfatiza a culpabilidade da escola quando não dá formação adequada aos trabalhadores. No trabalho pedagógico aponta para o discurso ideológico do conhecimento especializado no exercício das funções no sistema de ensino. E destaca o trabalho pedagógico como um ato político.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771468Z4por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record