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dc.contributor.authorJesus, Adriana do Carmo de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:33Z
dc.date.available2013-04-30
dc.date.available2016-06-02T19:39:33Z
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationJESUS, Adriana do Carmo de. Nos caminhos da escola do campo : processo de implantação da educação do campo no município de Matão, SP. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2658
dc.description.abstractThis paper addresses the contexts and processes regarding the implementation of the education proje Rural education, municipality of Matão and education project of the field.ct within the field of the Municipal Education Matão / SP. The city has three primary schools in the countryside, since the year 2005 work differently from the other three schools of the same level, located in the urban area. Organize educational work from generating themes and themed calendar. In developing the research we assume that to understand the contexts related to the field of education it is necessary to grasp before which the historical conditions of the field and the field worker. The investigation procedures adopted were the records of reports of different subject: Municipal Secretary of Education, principals and teachers of the three schools of the field, we also analyze the documents prepared in order to record the process of discussion and progress in project implementation Field school in the city. Then used to establish the configuration of the field Matão has traits of field configuration in Brazil, which has prevailed in the agroexport model, and with a shortage of workers who live in the countryside. We note that the proposed municipal school field has incorporated some proposals of the movement For A Field Education, and the organization of educational work of these schools is a movement of approach and departure from the hegemonic conception of rural education. Signaled the need to revisit the design of rural schools and invest in continuous training of teachers to better meet the defined objectives.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectOrganização do ensinopor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducation organizationeng
dc.titleNos caminhos da escola do campo : processo de implantação da educação do campo no município de Matão, SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095065753077001por
dc.description.resumoEste trabalho aborda os contextos e processos concernentes à implementação do projeto de educação do campo no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Matão/SP. O município têm três escolas de Ensino Fundamental no campo, que desde o ano de 2005 trabalham de forma diferenciada em relação às outras três escolas do mesmo nível, localizadas na área urbana. Organizam o trabalho pedagógico a partir de temas geradores e calendário temático. No desenvolvimento da pesquisa partimos do pressuposto que para compreender os contextos relacionados à educação do campo faz-se necessário antes apreender quais as condições históricas do campo e do trabalhador do campo. Os procedimentos de investigação adotados foram os registros de relatos de diferentes sujeitos: Secretário Municipal de Educação, diretores e professores das três escolas do campo; também analisamos os documentos elaborados com o intuito de registrar o processo de discussão e os avanços na implementação do projeto de Escola do Campo no município. Averiguamos que a configuração do campo em Matão possui traços característicos da configuração do campo no Brasil, no qual tem predominado um modelo agroexportador, e com escassez de trabalhadores que vivam no campo. Observamos que a proposta municipal de escola do campo tem incorporado algumas propostas do movimento Por Uma Educação Do Campo, e que a organização do trabalho pedagógico destas escolas faz um movimento de aproximação e distanciamento da concepção hegemônica de educação do campo. Sinalizamos a necessidade de revisitar a concepção das escolas do campo e investir na formação continuada de professores para atingir melhor os objetivos definidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2373073981672723por


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