Show simple item record

dc.contributor.authorAlgarve, Valéria Aparecida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:33Z
dc.date.available2005-02-25
dc.date.available2016-06-02T19:39:33Z
dc.date.issued2004-09-30
dc.identifier.citationALGARVE, Valéria Aparecida. Cultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?. 2004. 271 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2661
dc.description.abstractThe objective of this study was to analize the conceptions of the white children and the black ones before the black people and their culture, to analize the characteristics of a project that aims at fighting racism and discrimination having a Cantinho de Africanidades as a starting point. By the agency of it, we will try to analize the different experiences of the children, the teacher and the family, identifying and describing the contributions of the developed activities on account of the education of the ethnic-racial relations to positive relations between the white children and the black ones. It was created a Cantinho de Africanidades at the investigated school, with a material space which was a permanent exposition of objects that showed the culture and history of the black people, but there was also a part that consisted of the relations of the children with the objects, texts, texts and, above all, with the other children. Several activities were developed during the school year and they showed the culture and history of the black people in Africa, in Brazil or in the diaspora. There was a remarkable improvement in the relationship between the white children and the black ones; there was acceptation of the black children, who previously hat not assumed themselves as such; the white children understood that there may be different cultures from theirs which can be as interesting as their own, and finally, there was the increase in the black children self-esteem when they realized they were members of a valorized culture.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação discriminação racialpor
dc.subjectRelações intergrupaispor
dc.subjectAfricanidadespor
dc.subjectAuto estimapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleCultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo: analisar as concepções de crianças brancas e negras frente aos negros e sua cultura; analisar as características de um trabalho que visa combater o racismo e as discriminações, tendo como ponto de partida um Cantinho de Africanidades. Através dele se buscará analisar as diferentes experiências das crianças, da professora e da família, identificando e descrevendo as contribuições das atividades desenvolvidas em função da educação das relações étnico-raciais, para relações positivas entre crianças brancas e negras. Criou-se na escola estudada um Cantinho de Africanidades, com um espaço material que foi a exposição permanente de objetos que retrataram a cultura e história dos negros, mas também com uma parte que se constituiu das relações das crianças com objetos, com textos e, sobretudo, com as outras crianças. Várias atividades foram desenvolvidas, durante o ano letivo, retratando a cultura e história do povo negro, seja em África, no Brasil ou na diáspora. Houve melhora considerável no relacionamento das crianças brancas e negras; houve aceitação das crianças negras que, antes, não se assumiam como tal; as crianças brancas entenderam que podem existir culturas diferentes da sua e tão interessantes quanto e, finalmente, houve aumento na auto-estima das crianças negras no momento em que se perceberam integrantes de uma cultura valorizada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733384H0por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record