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dc.contributor.authorDornfeld, Larissa Mendes Gontijo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:39Z
dc.date.available2013-12-02
dc.date.available2016-06-02T19:39:39Z
dc.date.issued2013-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2689
dc.description.abstractThis work focus on understanding the grants provided by the Secretaria de Estado de Educação de São Paulo to guide literacy practices in the first grade of elementary school in that State between 1975-1985. The theoretical approach is the concept of history created by Marc Bloch and prepared by Le Goff. It constitutes as a documentary research. The research corpus consists of documents produced by the Secretaria de Estado da Educação de São Paulo which achieved the resources to guide the learning process of reading and writing in the first year of primary school in the 1970s and 1980s. This paper also analyzes the grounds of literacy, language and psychological concepts that guide the analyzed documents, it identifies and characterizes the eclectic method as recommended for the completion of the educational proposal. It discusses the proposed work for the preparatory period, identifies literacy methods which best match the proposal and investigates the standards for working with the keywords and key syllables. It concludes that even though the majority of children in school, the rates of illiteracy and functional illiteracy remain high, despite of national and state education efforts that supposedly targeted the quality of education.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.titleAlfabetização em São Paulo (1970-1985): um estudo das diretrizes curriculares elaboradas pela Secretaria de Estado da Educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Buffa, Ester
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788831T4por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo central compreender os Subsídios produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo para orientar as práticas alfabetizadoras na 1ª série do primeiro grau, nesse Estado, no período de 1975 a 1985. Toma, como pressuposto teórico, o conceito de história elaborado por Marc Bloch e o documento de Le Goff. Constitui-se em uma pesquisa documental. O corpus da pesquisa é composto de documentos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Concretizaram subsídios para orientar o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano do primeiro grau, nos anos de 1970 e 1980. Analisa o conceito de alfabetização, as bases linguísticas e psicológicas que orientam os documentos analisados, identifica e caracteriza o método eclético como o indicado para a efetivação da proposta de ensino, discute o trabalho sugerido para o período preparatório, identifica os métodos de alfabetização que melhor se adequavam à proposta e analisa as orientações para o trabalho com as palavras-chave e as sílabas-chave. Conclui que, embora com a maioria das crianças na escola, as taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional continuam altas, mesmo depois de tantas políticas nacionais e estaduais de educação que, supostamente, visaram à melhoria da qualidade da educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3599153832578060por


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