Mostrar el registro sencillo del ítem
O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o youtube e a (re)definição da relação pedagógica
dc.contributor.author | Lopes, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:40Z | |
dc.date.available | 2014-02-17 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:40Z | |
dc.date.issued | 2013-12-05 | |
dc.identifier.citation | LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva. O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o youtube e a (re)definição da relação pedagógica. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2694 | |
dc.description.abstract | The presence of digital technologies in everyday life of a significant part of human beings occurs increasingly intense way. At the same time, in the classroom space, the repression of feelings consolidates intensely. In this context, Youtube seems to be the scene of regressive catharsis by students. Aiming to understand how to (re)configure the relationships between teachers and students on new spaces of expression, this research investigates eight videos, posted on YouTube by students, showing the tension between the actors of the educational process, based on Critical Theory and Psychoanalysis. Thus, it presents one of the greatest challenges of education today: a new relationship between students and teachers as from the dialogue about and through digital technologies. | eng |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Teoria crítica | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Professores e alunos | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | por |
dc.subject | Relação professor-aluno | por |
dc.subject | Critical theory of education | eng |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Student-teacher relationship | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | YouTube | eng |
dc.title | O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o youtube e a (re)definição da relação pedagógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zuin, Antônio Álvaro Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 | por |
dc.description.resumo | A presença das tecnologias digitais no dia a dia de significativa parte dos seres humanos se dá de modo cada vez mais intenso. Paralelamente, no espaço da sala de aula, a repressão dos sentimentos vai se consolidando de forma pungente. Nesse enredo, entra em cena o YouTube como palco de uma catarse regressiva por parte dos estudantes. Objetivando compreender como se (re)configuram as relações entre professores e alunos diante de novos espaços de expressão, esta pesquisa investiga oito vídeos, postados no YouTube por alunos, que mostram a tensão entre os atores do processo educativo, à luz da Teoria Crítica e da Psicanálise. Delineia-se, assim, um dos maiores desafios da Educação na atualidade: estabelecer uma nova relação entre alunos e professores a partir do diálogo sobre e por meio das tecnologias digitais. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2178369106215171 | por |