dc.contributor.author | Massetto, Débora Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:42Z | |
dc.date.available | 2014-07-15 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:42Z | |
dc.date.issued | 2014-02-17 | |
dc.identifier.citation | MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco. 2014. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2708 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Aprendizagem profissional da docência | por |
dc.subject | Programa de mentoria | por |
dc.subject | Professores iniciantes | por |
dc.subject | Professional development of teaching | eng |
dc.subject | Professional learning of teaching | eng |
dc.subject | Mentoring | eng |
dc.subject | Beginning teachers | eng |
dc.title | Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786679T6 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar se e de que maneira o Programa de Mentoria online, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (2004-2007) contribuiu para a formação de professores iniciantes, participantes da iniciativa, a partir da análise atual desses docentes sobre sua participação no programa. Ele foi desenvolvido com o propósito de auxiliar professores com menos de cinco anos de carreira a superarem as dificuldades típicas dos anos iniciais da docência, por meio do seu acompanhamento, via correspondências eletrônicas, por professoras experientes as mentoras. O referencial teórico pautou-se na literatura sobre professores iniciantes, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, base de conhecimento para o ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário online preenchido por dez professoras ex-participantes do Programa e por entrevistas semiestruturadas, realizadas via Skype com duas delas. Além disso, as análises envolveram os dados obtidos durante a realização do Programa, considerados aqui como narrativas. Os resultados apontam o início da carreira como um momento caracterizado por angústias, inseguranças e desespero, como também por falta de apoio na inserção do professor no contexto de trabalho. Apontar também que a participação no Programa de Mentoria promoveu aprendizagens, mediante interações entre com as mentoras, que ajudaram no enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos primeiros anos da carreira, assim como após cinco anos de exercício profissional. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3331023967028359 | por |