Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Emerson Benedito
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:45Z
dc.date.available2014-07-29
dc.date.available2016-06-02T19:39:45Z
dc.date.issued2014-02-27
dc.identifier.citationFERREIRA, Emerson Benedito. Crianças infames: fragmentos de vidas no arquivo público e histórico de Ribeirão Preto. 2014. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2720
dc.description.abstractThis thesis is the result of a survey conducted in two cases and two Criminal Investigation Police discovered the Public Archives and History of Ribeirao Preto. In them we find four poor children who were raped at the turn of the nineteenth and early twentieth centuries. With the theoretical framework and methodology supported in Michel Foucault, the main trunk of the research is focused on the rescue of those children stories from the perspective of their own accounts. It is also the object of this work to investigate, through the intersection of the four procedural documents, the particularities of each of the crimes, unraveling how abused those children faced intensifying legal actions in their lives, and how the devices of sexuality and alliance, which had as a principle meet the medical/legal policy that historical period, seeking to punish deviant behavior, across each of those bodies. The study also found that the way assimilated elite and used the legal instrument to build their worldviews. We conclude with the work the new world designed in the late eighteenth century was built by and for the ruling elite. The speeches, laws and standards in Lawsuits recorded camouflage schemes standardization of social life, which led to all, in defiance of the law were to apply the few ( the only undesirable ). As one of the conclusions of the study it appears that the trials worked, actually, as an educational showcase the deviant, sanctioning their actions and berating his excesses. The shock of these infamous power with children was the only way to get out of the dark stories. Without this meeting, we would never know of their existence.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectViolência sexualpor
dc.subjectCrianças em arquivospor
dc.subjectSéculos XIX e XXpor
dc.subjectFoucault, Paul-Michel, 1926-1984por
dc.subjectPedofiliapor
dc.subjectChildren in fileseng
dc.subjectNineteenth and twentieth centurieseng
dc.subjectSexual violenceeng
dc.titleCrianças infames: fragmentos de vidas no arquivo público e histórico de Ribeirão Pretopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6por
dc.description.resumoEsta Dissertação é fruto de uma pesquisa realizada em dois Processos Criminais e dois Inquéritos Policiais descobertos no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Neles encontramos quatro crianças pobres que foram violentadas na viragem do século XIX e início do XX. Com referencial teórico e metodologia apoiados em Michel Foucault, o tronco principal da pesquisa é voltado para o resgate das histórias daquelas crianças sob a ótica de seus próprios relatos. É também objeto deste trabalho investigar, por meio do cruzamento dos quatro documentos processuais, as particularidades de cada um dos crimes, desvendando como as crianças violentadas enfrentaram a intensificação daquelas atuações jurídicas em suas vidas, e como os dispositivos da sexualidade e da aliança, que tinham como princípio atender à política médico/jurídica daquele período histórico em busca de punir condutas desviantes, atravessou cada um daqueles corpos. O trabalho verificou, também, de que maneira a elite assimilava e utilizava o aparelho jurídico para construir suas visões de mundo. Concluímos com o trabalho que o novo mundo desenhado no final do século XVIII foi construído pela e para a elite dominante. Que os discursos, Leis e normas existentes nos Processos Judiciais registravam esquemas camuflados de normalização da vida social, que dirigidos a todos, ao arrepio da Lei, eram aplicáveis a poucos (somente aos indesejáveis). Como uma das conclusões do trabalho verifica-se que os julgamentos funcionavam, na verdade, como uma vitrine pedagógica aos desviantes, sancionando suas ações e repreendendo seus excessos. O choque destas crianças infames com o poder foi a única maneira de suas histórias saírem da obscuridade. Sem este encontro, nunca saberíamos de suas existências.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3930891454537241por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record