Show simple item record

dc.contributor.authorDonato, Daniela
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:46Z
dc.date.available2005-06-16
dc.date.available2016-06-02T19:39:46Z
dc.date.issued2005-02-23
dc.identifier.citationDONATO, Daniela. Recontando histórias: a leitura e a visão de mundo do pré-escolar.. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2726
dc.description.abstractIn this work we analyze the perception of the world traces conveyed by pre-school children when they retell stories. From the cultural historical perspective and from some aspects of textual linguistics, 58 retellings, produced in the story retellings classes of two Municipal Pre-Schools of the city of Matão in São Paulo, were analyzed. Four common types of occurrences were detected: oral marks, ways of telling, insertion of the quotidian, insertion of new elements, which were divided up into 22 subcategories to be analyzed. These data, which were considered as singular ones, show us that the world perception is present in the whole process of story telling, mainly when the children insert elements of his/her daily routine in the narrative, and the purpose of this is always the production of sense. We believe that the knowledge of these traces may lead the teacher to develop a better understanding of his/her task on the children education as good readers, and good writers. In short, on the formation of a child who tomorrow may know how to invent man.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte de contar históriaspor
dc.subjectVisão de mundopor
dc.subjectProdução de sentidopor
dc.subjectLeitores - formaçãopor
dc.titleRecontando histórias: a leitura e a visão de mundo do pré-escolar.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Ademar da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028512631572133por
dc.description.resumoNo presente trabalho analisamos as pistas de visão de mundo fornecidas pelas crianças ao recontarem histórias. A partir da perspectiva histórico-cultural e da lingüística do texto foram analisados 58 recontos produzidos nas aulas de contação de histórias de duas EMEIs de Matão-SP. Desse modo, detectamos quatro tipos comuns de ocorrência (marcas da oralidade, maneiras de contar, retomada de elementos do cotidiano e inserção de novos elementos) que, desmembrados, perfizeram um total de 22 subcategorias de análise. Os dados, vistos como singulares, nos revelam que a visão de mundo está presente em todo o processo de contação de histórias, principalmente quando a criança insere elementos de seu cotidiano na história narrada, cujo objetivo é sempre a produção de efeito de sentido. Acreditamos que o conhecimento dessas pistas poderá levar o professor a desenvolver um trabalho para a formação de leitores, para a alfabetização, enfim, para a construção de uma criança que, amanhã, saiba inventar o homem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record