Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Tatiane Pereira de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:48Z
dc.date.available2014-10-21
dc.date.available2016-06-02T19:39:48Z
dc.date.issued2012-07-05
dc.identifier.citationSOUZA, Tatiane Pereira de. Áfricas: processos educativos presentes no terno de congada chapéus de fitas. 2012. 273 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2736
dc.description.abstractThis study, entitled, "Africas: educational processes present in ―Terno de Congada Chapéus de Fitas‖ seeks to identify and understand the educational processes that are own of olders and youngers` participation in Terno de Congada Chapéus de Fitas, located in the city of Olympia-SP. These objectives are guided by the following research question: What learn from each other youngers and olders practitioners of Congada? Theoretical references which explains the ways and understandings in this research are located in a sociopolitical context: the African World - Africa and the Diaspora - and Latin America, not excluding the possibility of dialogue with other world views and perspectives, such as indigenous, European and Asian matrix. Theoretical discussions addressing insights and understandings about: social practices and educational processes; contributions to understanding the culture - the culture of African origin - interculturality, identity and ethnic-racial belonging, education of African origin, and its consequences on learning-teachinglearning -teaching as an ongoing process of educating themselves and educating between people. This study was conducted through a qualitative research approach, adopting the comprehensive observation and in-depth and individual conversations as methodological procedures, organized and analyzed with the phenomenology principles. The analysis and interpretation of data were made in the form of comprehensive description, revealing the educational processes that involve the faith, devotion, strength, respect for the older, family, inspiration, strength, identity, sense of belonging, joy, spirituality, the experience of the sacred, the collaborative partnership, ways to resist and survive the hardships, discrimination and prejudices, learning and teaching between older and younger that are useful as ways of living and living in the Congada and in the society. Therefore, the social practice of Congada not only celebrates the sacred, ancestral, but also teaches to celebrate life.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas sociais e processos educativospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRelações entre geraçõespor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCongadapor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEducative processeseng
dc.subjectLearnings across generationseng
dc.subjectCultureseng
dc.titleÁfricas: processos educativos presentes no terno de congada chapéus de fitaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada, ―Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas" busca identificar e compreender processos educativos próprios da participação dos(as) mais velhos(as) e mais novos(as) no Terno de Congada Chapéus de Fitas, localizado na cidade de Olímpia-SP. Esses objetivos são orientados pela seguinte questão de pesquisa: O que aprendem uns com os(as) outros(as) congadeiros(as) mais novos(as) e mais velhos(as)?As referências teóricas que elucidam os caminhos e compreensões desta pesquisa estão situadas no contexto sociopolítico: do Mundo Africano África e Diáspora e, da América Latina, sem excluir as possibilidades de diálogo com outras visões e perspectivas de mundo, tais como as de matriz indígena, europeia, asiática. As discussões teóricas abordam compreensões e entendimentos sobre: práticas sociais e processos educativos; aportes para compreender a cultura - cultura de matriz africana - interculturalidade; identidade e pertencimento étnicorracial; educação de matriz africana, e seus desdobramentos no aprender-ensinar-aprender-ensinar como um processo permanente do educar-se e do educar entre as pessoas. O presente estudo se realizou por meio de uma abordagem da investigação qualitativa, adotando a observação compreensiva e as conversas aprofundadas individuais como procedimentos metodológicos, organizados e analisados com princípios na fenomenologia. A análise e interpretação dos dados foram feitas sob a forma de descrição compreensiva, desvelando processos educativos que envolvem a fé, a devoção, a resistência, o respeito ao mais velho, a família, a inspiração, a força, a identidade, o sentimento de pertencimento, a alegria, a espiritualidade, a vivência do sagrado, a parceria colaborativa, as formas de resistir e sobreviver às adversidades, discriminações e preconceitos, aprendizados e ensinamentos entre mais velhos e mais novos que são uteis como formas de viver e conviver no terno de congada e na sociedade. Portanto, a prática social da congada não somente celebra o sagrado, o ancestral, como também ensina a celebrar a vida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3454749523832801por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record