Mostrar el registro sencillo del ítem
Organização do trabalho escolar e atuação do administrador-escolar.
dc.contributor.author | Assunção, Maristela Lopes Vicente da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:52Z | |
dc.date.available | 2005-08-03 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:52Z | |
dc.date.issued | 2004-06-22 | |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Maristela Lopes Vicente da. Organização do trabalho escolar e atuação do administrador-escolar.. 2004. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2747 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Escolas - organização e administração | por |
dc.subject | Direitos escolares | por |
dc.subject | Planejamento educacional | por |
dc.title | Organização do trabalho escolar e atuação do administrador-escolar. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Waldemar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782898J6 | por |
dc.description.resumo | Este é um estudo de caso feito sobre o Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, na cidade de Pires do Rio Goiás, uma escola de ensino fundamental e médio. O objetivo do estudo foi compreender como a atuação do diretor da escola influencia na organização e no planejamento do trabalho pedagógico. Para atingí-lo, foi necessário trilhar o seguinte caminho: descrever a organização do trabalho pedagógico realizado pelos professores; identificar o estilo de gestão da direção da escola; examinar as relações existentes entre o trabalho pedagógico docente realizado e a atuação do diretor. Procurei, antes, fazer um estudo e um breve relato das vertentes teóricas e estudos sobre administração escolar no Brasil, buscando conceitos que analisem o caráter específico, complexo e heterogêneo dos modelos de organização escolar a partir de imagens, metáforas e modelos analíticos. Em seguida, apresento o percurso metodológico, destacando o tipo de pesquisa realizado, os instrumentos, as fontes de dados e os procedimentos de análise. Finalmente, busquei descrever o discurso dos professores, as observações realizadas e a análise documental, oferecendo uma compreensão da prática organizacional da escola e da ação dos atores envolvidos no contexto escolar. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | por |