Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorColabardini, Júlio César de Melo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:53Z
dc.date.available2015-03-19
dc.date.available2016-06-02T19:39:53Z
dc.date.issued2015-02-03
dc.identifier.citationCOLABARDINI, Júlio César de Melo. Formação de professores para educação musical: base de conhecimento necessária para a docência on-line. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2753
dc.description.abstractThis work focuses on teacher learning and new knowledge towards the use of digital technology resources and its relation to the professional development of teachers working in Music Education courses Distance. The guiding questions were: What skills are required for teacher training in music education to work with digital technology resources, particularly in Distance Education? How these new learnings contribute to the professional development of teachers? The justification of this research permeates the relevance and topicality of the subject and deployment, relatively recent, the first three graduate courses in Brazil Music taught in distance education mode - UFSCar, UNB and UFRGS - observed the need for discussion of different aspects of the area of Musical Distance Education, especially the discussion on teacher training and educational alternatives in teaching in these institutions. Regarding the methodological procedures was followed a qualitative, descriptive and analytical approach. The study gathered six active teachers in Undergraduate Music courses in distance education mode, three of UNB and three UFSCar. Questionnaires were applied online, formed of objective and essay questions. The questionnaire was also used to select the subjects that were interviewed. The interviews were conducted online, focusing on the deepening of the data and filling gaps left by the questionnaire. The theoretical framework used in this work include the following topics: Distance Education, Teacher Training, Technology and Music Education. To guide and organize the development of this research this study was organized into four chapters: 1. Considerations training possibilities in contemporary society, TDIC and Music Technology. 2. Teacher Training and Distance Education. 3. methodological research course. 4. Analysis of the data. Finally, the conclusion, resumed the guiding questions of this work and the main elements of this work, looking for answers and highlighting certain aspects the light of the theoretical framework presented, finally seeking the completion of this work.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleFormação de professores para educação musical: base de conhecimento necessária para a docência on-linepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1142442570155148por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco a aprendizagem docente e de novos conhecimentos frente ao uso de recursos tecnológicos digitais e sua relação com o desenvolvimento profissional de professores atuantes em cursos de Educação Musical a Distância. As questões norteadoras foram: Quais conhecimentos são necessários para a formação docente na Educação Musical para atuar com recursos tecnológicos digitais, sobretudo na Educação a Distância? De que maneira essas novas aprendizagens contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? A justificativa desta pesquisa perpassa a relevância e atualidade do tema e a implantação, relativamente recente, dos três primeiros cursos de graduação em Música do Brasil ministrados na modalidade EaD UFSCar, UNB e UFRGS. Observa-se a necessidade de discussão de diferentes aspectos sobre a área da Educação Musical a Distância, sobretudo da discussão sobre formação docente e alternativas pedagógicas no trabalho docente nessas instituições. Em relação aos procedimentos metodológicos foi seguida uma abordagem qualitativa, descritiva e analítica. Participaram desta pesquisa seis docentes atuantes em cursos de Graduação em Música na Modalidade EaD, três deles da UNB e três da UFSCar. Foram aplicados questionários on-line, formados de questões objetivas e dissertativas. O questionário também foi utilizado para selecionar os sujeitos que foram entrevistados. As entrevistas foram realizadas on-line, tendo como foco o aprofundamento dos dados e o preenchimento de lacunas deixadas pelo questionário. Os referenciais teóricos utilizados nesta dissertação contemplam os seguintes temas: Educação a Distância, Formação de Professores, Tecnologias e Educação Musical. Para orientar e organizar o desenvolvimento desta pesquisa este estudo foi organizado em quatro capítulos: 1. Considerações sobre possibilidades formativas na sociedade contemporânea, TDIC e Música e Tecnologia. 2. Formação de Professores e Educação a Distância. 3. Percurso metodológico da pesquisa. 4. Análise dos dados. Por fim, nas considerações finais, retomamos as questões norteadoras deste trabalho e os elementos principais desta dissertação, procurando respostas e evidenciando certos aspectos à luz dos referenciais teóricos apresentados, buscando finalmente a conclusão deste trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5855267359776889por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem