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dc.contributor.authorHenriques, Afonso Canella
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:53Z
dc.date.available2015-03-31
dc.date.available2016-06-02T19:39:53Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationHENRIQUES, Afonso Canella. Educação infantil: retrato de uma rede municipal de ensino. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2756
dc.description.abstractThe present work is part of the program Observatório da Educação funded by CAPES, INEP and SECADI. The referred program is integrated with a research project named Municipal Public Policies in Early Childhood Education: diagnosis and research. According to the Brazilian law 12.796/2013, school registration of children between four and five years old is mandatory. Therefore, the aim of this study was to verify if children under four years old are treated differently when enrolling in municipal schools for childhood education or schools that have a partnership with the government. We sought to identify the socioeconomic and racial profile of teachers and families served by municipal schools in São Carlos and to investigate how this profile is present in childcare centers and preschools. We used a survey with probability sampling to randomly select 1,300 children enrolled in public schools for early childhood education and conducted a census for the teachers on these schools. This investigation is relevant to the analysis of public policies because it is evaluative-diagnostic based. The results of this research support the idea that most parents declared their children as whiter when stating their race or color. We identified an underrepresentation of white children in childcare age when compared to their representation in the city population. We also observed that the geographical regions of Municipal School Supervision influence on racial distribution of children. Therefore, the presence of black children at schools located in peripheral regions is more frequent. It is apparent from the data collected that the older the teachers are, the whiter they are and, consequently, the younger they are, the more present color diversity is. These results indicate an inversion of colors in this segment. There was a marked difference between the socioeconomic profile of teachers and children. Interestingly, we noted that most children in preschool age are enrolled in public schools while children aged zero to three are prioritized in philanthropic institutions. This study has shown that there was an increase in children in preschool age per teacher in Municipal schools, exceeding the child-teacher ratio.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectIndicatorseng
dc.titleEducação infantil: retrato de uma rede municipal de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502752385941894por
dc.description.resumoO presente trabalho constitui parte integrante do Programa Observatório da Educação resultado da parceria CAPES, INEP, SECADI, por meio do projeto de pesquisa intitulado Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: diagnóstico e pesquisa. Pretende verificar se a partir da determinação da obrigatoriedade da matrícula de crianças de quatro e cinco anos por meio da Lei 12.796/2013 é comprovada a hipótese de que o atendimento das crianças menores de quatro anos sofre diferenciação entre as unidades escolares de Educação Infantil municipal e as conveniadas com este poder público. Busca ainda identificar o componente racial e socioeconômico das professoras e da população atendida nas unidades escolares de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Carlos e verificar como esse componente se apresenta na divisão entre as modalidades creche e préescola. Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa survey por amostragem probabilística com a seleção aleatória de 1.300 crianças matriculadas na rede municipal de Educação Infantil e por meio da realização de um censo para as professoras desse nível de ensino na referida rede. A dissertação insere-se no âmbito das análises das políticas públicas por meio de diagnóstico avaliativo. Concluiu-se em relação ao componente racial que houve um branqueamento das crianças por parte de seus pais quando estes tiveram que declará-las no quesito cor ou raça. Identificou também uma sub-representação das crianças brancas em idade de creche quando comparadas com a sua representatividade na população do município; bem como, que as regiões geográficas de Supervisão Escolar do município exercem influência na distribuição racial das crianças, sendo mais frequente a presença de crianças negras nas unidades escolares localizadas nas regiões geográficas mais periféricas. Notou-se ainda que quanto maior a faixa etária das professoras, mais branca a rede se apresenta e quanto menor a idade, a rede apresenta uma representatividade maior das professoras pardas ou pretas indicando uma inversão do branqueamento dessa população. No que concerne ao perfil socioeconômico, o trabalho conclui uma diferenciação econômica considerável entre as professoras e as crianças atendidas. Identificou também que o atendimento total da demanda manifesta das crianças em idade de pré-escola é realizado nas unidades escolares públicas, enquanto as instituições filantrópicas têm priorizado as matrículas das crianças de zero a três anos. Por fim, o trabalho conclui que o atendimento da demanda das crianças em idade de creche nas unidades escolares municipais se deu também por um aumento na quantidade de crianças por professora, extrapolando a normativa municipal que estabelece a relação criança por professora.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9079665963234072por


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