Show simple item record

dc.contributor.authorPizzo, Silvia Vilhena
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:56Z
dc.date.available2005-07-01
dc.date.available2016-06-02T19:39:56Z
dc.date.issued2004-04-30
dc.identifier.citationPIZZO, Silvia Vilhena. O início da docência e a trajetória profissional segundo a visão de professoras em final de carreira.. 2004. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2773
dc.description.abstractThe present work called The Beginning of Teaching Profession according to Ending Career Professors , has the aim to investigate the following inquiring question: What are the aspects that Elementary School first to fourth grade teachers at the end of their career remember from their initial professional course process of becoming a teacher? The theoretical reference used has involved studies about the construction of teacher career beginning, the professorship professional development, and learning by experience. The initial phase of the career is extremely important because it is the moment that the teaching bases are constructed. At this phase have occurred rare instants in teachers life becoming unique and transitory for them. It is a stage marked by the professor s attempts and mistakes, when the feelings of survival and discovery have appeared. The professional development of teachership involves personal growth dimensions, professionalism, and socialization. The teaching learning by experiences valorizes the practice in the classroom, and the experiences that are fundamental to the process of being teachers. In order to accomplish this research we counted with the participation of six educators that work in Public State Schools at least twenty-one years, that is considered the end of the career. The data were collected from semi-structured interviews made with teachers, and literally transcribed later. After these the statements were grouped for analysis according its similarities and discrepancies. The results obtained in this research indicate that: the beginning of the career is really, like shown in the literature, a difficult moment, with a lot of newness, conflicts, expectatives, rare episodes, and sometimes, the reality shock . The career maturity is related to the life experiences and personal route of each teacher, and the data have shown that the educators valorize the professional learning by experience as fundamental to the process of becoming professors. The reflection is seen like an important link between the acquired theories in the initial professional formation and the classroom practice.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores formaçãopor
dc.subjectAprendizagem profissional da docênciapor
dc.subjectProfessores iniciantespor
dc.subjectTeaching learningeng
dc.subjectEducators formationeng
dc.subjectBeginner Professoreng
dc.titleO início da docência e a trajetória profissional segundo a visão de professoras em final de carreira.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2por
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado O início da docência segundo a visão de professoras em final de carreira , tem como objetivo investigar a seguinte questão de pesquisa: Que aspectos professoras de primeira a quarta séries do ensino fundamental em final de carreira rememoram se sua trajetória profissional, e mais especificamente, de seus processos iniciais de aprender a ser professoras? O referencial teórico utilizado envolve estudos sobre a construção do início da carreira docente, o desenvolvimento profissional da docência e a aprendizagem pela experiência. O início da carreira docente é visto como uma fase extremamente importante, pois é nela que se configuram as bases para a construção da carreira docente. Nela ocorrem momentos inusitados na vida dos professores, caracterizando-se como um momento único e de transição na vida dos principiantes. É uma fase marcada por momentos de tentativas e erros , em que aparecem os sentimentos de sobrevivência e de descoberta. O desenvolvimento profissional da docência engloba dimensões do desenvolvimento pessoal, da profissionalização e da socialização profissional. A aprendizagem da docência pela experiência valoriza a prática na sala de aula e as experiências que têm como fundamentais ao processo de se tornarem professores. Participaram da pesquisa seis professoras que trabalham na rede estadual de ensino, há pelo menos vinte e um anos, o que a literatura considera como final de carreira. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas com as professoras e transcritas de forma literal posteriormente. A partir deste momento foram agrupados de acordo com suas semelhanças e discrepâncias os depoimentos para análise. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que: o início da carreira é realmente, como mostra a literatura, um momento difícil, de muitas novidades, conflitos, marcado por expectativas, momentos inusitados e, às vezes, pelo choque da realidade ; o desenvolvimento da carreira está relacionado com as experiências de vida e com a trajetória pessoal de cada professora; as professoras valorizam a aprendizagem profissional pela experiência como fundamental ao processo de se tornarem professoras. A reflexão é vista como um importante elo de ligação entre as teorias adquiridas na formação inicial e a prática na sala de aula.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record