dc.contributor.author | Jovino, Ione da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:57Z | |
dc.date.available | 2007-04-20 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:57Z | |
dc.date.issued | 2005-02-24 | |
dc.identifier.citation | JOVINO, Ione da Silva. Escola: as minas e os manos têm a palavra.. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2776 | |
dc.description.abstract | The research has for main objective the relationship estabilisered between the black
hip-hopper students and formal education. It seeks, from a Foucault style reference, the
construction of the language, visions, feelings and significations that the young hip-hoppers
associate with school. Describing itself as a study that attempts to stand between formal
education and the hip-hop culture, this dissertation may contribute to the debate of hip-hop
as a power, as a escape route for the black and poor youngsters. It also shows how hip-hop,
as a culture apart has commenced such a skirmish for cultural positions within the school
and has dislocated power arrangements. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - negros | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Biopotência | por |
dc.subject | Movimento hip hop | por |
dc.subject | Black youger | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Biopower | eng |
dc.subject | Hip-hop movement | eng |
dc.title | Escola: as minas e os manos têm a palavra | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Abramowicz, Anete | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo principal a investigação das relações que se
estabelecem entre alunos negros pertencentes ao movimento hip hop e a escolarização
formal. O estudo visa, a partir de um referencial Foucaultiano, a construção das falas,
visões, sentidos e significados que jovens negros hip hoppers atribuem à escola.
Caracterizando-se como um estudo que busca a interposição entre a escolaridade formal e
as práticas culturais dos hip hoppers, essa dissertação busca contribuir para a discussão do
hip hop como potência, como forma de fazer fugir aos lugares estabelecidos para os jovens
pobres, negros, de periferia. Pretende-se também mostrar como o hip hop, cultura marginal,
tem desencadeado um jogo de posições culturais dentro da escola e deslocado disposições
de poder. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6714175723955949 | por |