Show simple item record

dc.contributor.authorJovino, Ione da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:57Z
dc.date.available2007-04-20
dc.date.available2016-06-02T19:39:57Z
dc.date.issued2005-02-24
dc.identifier.citationJOVINO, Ione da Silva. Escola: as minas e os manos têm a palavra.. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2776
dc.description.abstractThe research has for main objective the relationship estabilisered between the black hip-hopper students and formal education. It seeks, from a Foucault style reference, the construction of the language, visions, feelings and significations that the young hip-hoppers associate with school. Describing itself as a study that attempts to stand between formal education and the hip-hop culture, this dissertation may contribute to the debate of hip-hop as a power, as a escape route for the black and poor youngsters. It also shows how hip-hop, as a culture apart has commenced such a skirmish for cultural positions within the school and has dislocated power arrangements.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - negrospor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectBiopotênciapor
dc.subjectMovimento hip hoppor
dc.subjectBlack yougereng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBiopowereng
dc.subjectHip-hop movementeng
dc.titleEscola: as minas e os manos têm a palavrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6por
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo principal a investigação das relações que se estabelecem entre alunos negros pertencentes ao movimento hip hop e a escolarização formal. O estudo visa, a partir de um referencial Foucaultiano, a construção das falas, visões, sentidos e significados que jovens negros hip hoppers atribuem à escola. Caracterizando-se como um estudo que busca a interposição entre a escolaridade formal e as práticas culturais dos hip hoppers, essa dissertação busca contribuir para a discussão do hip hop como potência, como forma de fazer fugir aos lugares estabelecidos para os jovens pobres, negros, de periferia. Pretende-se também mostrar como o hip hop, cultura marginal, tem desencadeado um jogo de posições culturais dentro da escola e deslocado disposições de poder.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6714175723955949por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record