dc.contributor.author | Chiarello, Rosana Aparecida Peronti | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:40:00Z | |
dc.date.available | 2007-10-18 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:40:00Z | |
dc.date.issued | 2003-04-30 | |
dc.identifier.citation | CHIARELLO, Rosana Aparecida Peronti. Preconceitos e discriminações raciais: um olhar de professoras sobre seus(suas) alunos(as) negros(as).. 2003. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2793 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - discriminação racial | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Docentes do ensino fundamental | por |
dc.subject | Idéias e concepções de professoras | por |
dc.subject | População negra | por |
dc.subject | Representação social | por |
dc.title | Preconceitos e discriminações raciais: um olhar de professoras sobre seus(suas) alunos(as) negros(as). | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca conhecer e compreender representações que professoras, da cidade de São Carlos, tiveram e têm de seus alunos negros; além de buscar identificar como estas professoras percebem a repercussão destas representações no seu fazer docente e na vida futura de seus alunos.
Foram entrevistadas seis professoras que iniciaram sua prática docente nas décadas de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, períodos em que o país, e também o mundo, passaram por diferentes transformações, econômicas, sociais e educativas. Com enfoque, centrado nas relações raciais, pretende-se verificar se o passar do tempo solidificou, consolidou ou transformou idéias e concepções, de tais
professoras, em relação à raça negra, e se elas têm clareza da interferência de suas idéias e concepções no fazer docente e no reconhecimento social, cultural, racial do povo negro, ideologicamente inferiorizado, em um período aproximado de quatrocentos anos de história brasileira.
O estudo revelou a existência de preconceitos e discriminações raciais na representação social das professoras sobre os alunos negros em virtude do desconhecimento
das tensas relações raciais existentes em nossa sociedade, motivadas por uma visão eurocêntrica. Tal descoberta não revela uma escola imobilista mas, um local que conta com
professoras negras e brancas que acreditam na ação transformadora da educação sobre situações de desigualdade racial. Com esta pesquisa pretendo estar colaborando com a formação de professores (as), para que se comprometam com a superação de idéias e conseqüentes ações preconceituosas e discriminatórias. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |