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dc.contributor.authorChiarello, Rosana Aparecida Peronti
dc.date.accessioned2016-06-02T19:40:00Z
dc.date.available2007-10-18
dc.date.available2016-06-02T19:40:00Z
dc.date.issued2003-04-30
dc.identifier.citationCHIARELLO, Rosana Aparecida Peronti. Preconceitos e discriminações raciais: um olhar de professoras sobre seus(suas) alunos(as) negros(as).. 2003. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2793
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - discriminação racialpor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectDocentes do ensino fundamentalpor
dc.subjectIdéias e concepções de professoraspor
dc.subjectPopulação negrapor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.titlePreconceitos e discriminações raciais: um olhar de professoras sobre seus(suas) alunos(as) negros(as).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoEste trabalho busca conhecer e compreender representações que professoras, da cidade de São Carlos, tiveram e têm de seus alunos negros; além de buscar identificar como estas professoras percebem a repercussão destas representações no seu fazer docente e na vida futura de seus alunos. Foram entrevistadas seis professoras que iniciaram sua prática docente nas décadas de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, períodos em que o país, e também o mundo, passaram por diferentes transformações, econômicas, sociais e educativas. Com enfoque, centrado nas relações raciais, pretende-se verificar se o passar do tempo solidificou, consolidou ou transformou idéias e concepções, de tais professoras, em relação à raça negra, e se elas têm clareza da interferência de suas idéias e concepções no fazer docente e no reconhecimento social, cultural, racial do povo negro, ideologicamente inferiorizado, em um período aproximado de quatrocentos anos de história brasileira. O estudo revelou a existência de preconceitos e discriminações raciais na representação social das professoras sobre os alunos negros em virtude do desconhecimento das tensas relações raciais existentes em nossa sociedade, motivadas por uma visão eurocêntrica. Tal descoberta não revela uma escola imobilista mas, um local que conta com professoras negras e brancas que acreditam na ação transformadora da educação sobre situações de desigualdade racial. Com esta pesquisa pretendo estar colaborando com a formação de professores (as), para que se comprometam com a superação de idéias e conseqüentes ações preconceituosas e discriminatórias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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