Show simple item record

dc.contributor.authorBarbuto, Adriano Soriano
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:11Z
dc.date.available2010-10-06
dc.date.available2016-06-02T20:23:11Z
dc.date.issued2010-08-02
dc.identifier.citationBARBUTO, Adriano Soriano. As câmeras cinematográficas nos anos 1950/1960 e o cinema brasileiro. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5588
dc.description.abstractThe motion picture cameras have changed through the years. However, they have kept their main design which has not changed during this period. One of the goals of this text is to understand how that design was created, and also the changes it has suffered without losing its essence. Besides that, this text aims to understand how different cameras connected with the Brazilian cinema production in the fifties and sixties. A change on camera s use is noticeable in that period in Brazil. There is a change in appreciation from the more traditional cameras linked to the studio system to the European cameras developed in the thirties and forties, which were lighter and more portable. This issue coincides with a specific characteristic in Brazilian cinema at that time, when people started to believe in the independent cinema production as an answer to the studio system, which was the main thought until then. In order to show this entire context, it has been chosen the Vera Cruz and Cinema Novo, their movies and shootings, to confront and connect them to camera models and their relation to the mode of productioneng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectCâmeras cinematográficaspor
dc.subjectCinematografiapor
dc.subjectCompanhia Cinematográfica Vera Cruzpor
dc.subjectCinema Novopor
dc.subjectModo de produçãopor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectMotion picture cameraseng
dc.subjectCinematographyeng
dc.subjectMode of productioneng
dc.subjectVera Cruzeng
dc.subjectCinema Novoeng
dc.titleAs câmeras cinematográficas nos anos 1950/1960 e o cinema brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sá Neto, Arthur Autran Franco de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055550097454248por
dc.description.resumoAs câmeras cinematográficas passaram por mudanças ao longo dos anos. Porém, manteve um design que se perpetuou durante este período. Um dos objetivos do presente trabalho é entender como este design foi criado, e as variações pelas quais ele passou, sem perder a sua essência. Em paralelo a isso, entender como estas diferentes câmeras travaram relação com a produção do cinema brasileiro dos anos 1950 e 1960. É nesta época que se observa no país uma troca de postura em relação às câmeras. Passa-se de uma valorização das câmeras mais tradicionais, ligadas ao sistema de estúdio, à valorização das câmeras européias criadas no anos 1930 e 1940, que eram mais leves e portáteis. Isso coincide com um momento específico do cinema brasileiro, aquele em que se passa a crer numa solução de cinema independente como resposta ao cinema de estúdio, que era o pensamento majoritário até então. Para ilustrar todo este contexto, escolhemos a Vera Cruz e o Cinema Novo, seus filmes e filmagens, para relacioná-los e confrontá-los em relação aos tipos de câmeras e sua relação ao modo de produção.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8722211909200533por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record