Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Paula
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:15Z
dc.date.available2014-08-26
dc.date.available2016-06-02T20:23:15Z
dc.date.issued2014-07-02
dc.identifier.citationGOMES, Paula. Terra dos mortos: o espaço narrativo nos filmes de zumbis. 2014. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5617
dc.description.abstractThis study aims to analyze the genre of zombie movies establishing a dialogue between their narrative spaces, the historical contexts in which they are situated, and their connections to other works in different media, in an intermedial perspective. Therefore, this research sought to study three narrative spaces that were widely used in the films of the genre: the Caribbean space, used in 1930-1940 American films of the Haitian zombie; internal and external areas of the United States, seen in flesh eaters zombie films created by George Romero in the second half of the 20th century; and major world capitals destroyed, present in many contemporary zombie films from various countries. In this context, this study main objective is to perform a spatial analysis of zombie films, that explores the possible connections and interrelations between the colonial metropolis/colony, inside/outside, and national/global spatial dichotomies, with the historical and social contexts in which these works are contained.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros cinematográficospor
dc.subjectFilmes de horrorpor
dc.subjectFilmes de zumbispor
dc.subjectNarraçãopor
dc.subjectAudiovisual genreseng
dc.subjectHorroreng
dc.subjectZombie movieseng
dc.subjectNarrative spaceeng
dc.titleTerra dos mortos: o espaço narrativo nos filmes de zumbispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Flávia Cesarino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653890782950111por
dc.description.resumoEste estudo pretende analisar o gênero dos filmes de zumbis estabelecendo um diálogo entre os espaços narrativos destas obras, os contextos históricos nos quais elas estão situadas, e as suas conexões com outras obras em diferentes mídias, em uma perspectiva intermidiática. Neste sentido, esta pesquisa procurou estudar três espaços narrativos que foram bastante utilizados nos filmes do gênero: o espaço caribenho, utilizado em filmes norte-americanos do zumbi haitiano das décadas de 1930-1940; os espaços internos e externos dos Estados Unidos, ambientes dos filmes de zumbis canibalistas criados por George Romero na segunda metade do século 20; e grandes capitais mundiais destruídas, presentes em muitos filmes de zumbis contemporâneos de diversos países Neste contexto, este estudo tem como principal objetivo propor uma análise espacial dos filmes de zumbis, visando explorar as possíveis correspondências e inter-relações entre as dicotomias espaciais metrópole/colônia, interior/exterior e nacional/global, com os contextos históricos e sociais nos quais estas obras estão contidas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4396268922371468por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record