Show simple item record

dc.creatorAntoniassi, Kleber Rodrigo
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.available2013-09-11
dc.date.available2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.issued2013-03-23
dc.identifier.citationANTONIASSI, Kleber Rodrigo. O ensino de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas no oitavo ano do ensino fundamental através de situações-problema. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5941
dc.description.abstractWorking with resolution of situations-problem is of great importance on Mathematics Teaching-Learning process and on Teaching-Learning process of others disciplines, once the human being is all the time challenged to resolve problems in their daily life. The results presented on this assignment contemplate the efforts made for the validation of teaching system of first degree equation with two unknowns to the students from Middle School through situations-problem. The methodology applied was the didactic engineering. The specific goals are diluted on the stages of the methodology which are described on the introduction characterizing the previous analysis. At the stage of the analysis a priori was made the diagnosis of the difficulties presented by the students and theoretical conception. During testing we have developed a didactic sequence that we consider to be appropriate to teaching system of first degree equations bringing to the students ways of resolution, an adapted method of problems resolution, the use of teaching material as graphics board and Geogebra software. The results collected by means of the development of the didactic proposed, as well as the participation of the students on the activities proposed, observed in the analysis a posteriori will be faced with the hypothesis raised on this research assignment for the effect of validation process. We have noticed even though many teachers recognize the importance of the use of situations-problem on Mathematics Teaching, the majority doesn´t do it in satisfactory way, working mainly with the problems proposed in didactics books, without regard stages proposed on the methodology of resolution problems. Through analysis from the results achieved by the students, raising the percentage of hits in solving problems about systems of first degree equation with two unknowns in activities proposed, assessments and simulated test applied by school at the end of academic year, we can conclude that the didactic sequence presented on this assignment could propitiate the learning process.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectSistemas de equaçõespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectDificuldades na aprendizagempor
dc.subjectSituações-problemapor
dc.subjectEnsino de sistemas de equação do primeiro grau com duas incógnitaspor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectLearning difficulties, situations-problemeng
dc.subjectTeaching system of first degree equation with two unknownseng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.titleO ensino de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas no oitavo ano do ensino fundamental através de situações-problemapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO trabalho com resolução de situações-problema tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem de matemática e de outras disciplinas, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas a todo o momento em seu dia a dia. Os resultados apresentados neste trabalho contemplam os esforços realizados para a validação do ensino de sistemas de equação do primeiro grau com duas incógnitas ao aluno de oitavo ano do Ensino Fundamental II através de situações-problema. A metodologia aplicada foi a da engenharia didática. Os objetivos específicos estão diluídos nas etapas da metodologia descritos na introdução caracterizando a análise prévia. Na etapa da análise a priori foi realizado o diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos alunos e concepção teórica. Durante experimentação desenvolvemos uma sequência didática, que julgamos ser adequada ao ensino de sistemas de equações do primeiro grau, apresentando aos alunos formas de resolução, um método adaptado de resolução de problemas, a utilização do material pedagógico Prancha de gráficos e do software Geogebra. Os resultados coletados com o desenvolvimento da proposta didática, assim como a participação dos alunos nas atividades propostas observados na análise a posteriori serão confrontados com as hipóteses levantadas neste trabalho de pesquisa para o efeito de validação do processo. Observamos que apesar de muitos professores reconhecerem a importância da utilização de situações-problema no ensino da matemática, a maioria não o faz de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas na metodologia para a resolução de problemas. Através de análises dos resultados obtidos pelos alunos, elevando o percentual de acertos em problemas sobre sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas em atividades propostas, avaliações e o simulado aplicado pela escola no final do ano letivo, concluímos que a sequência didática apresentada neste trabalho favoreceu o aprendizado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record