dc.contributor.author | Colepicolo, Eliane | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:30:11Z | |
dc.date.available | 2016-03-11 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:30:11Z | |
dc.date.issued | 2015-03-16 | |
dc.identifier.citation | COLEPICOLO, Eliane. Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais. 2015. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6003 | |
dc.description.abstract | This research consisted of a scientometric analysis of the Social Skills Field (SSF), to provide the basis for its systematization, through indicators to answer theoretical practice and research questions, such as: theoretical approaches which influence it? What are instruments and evaluation procedures of field? There interdisciplinarity in CHS? The study was conducted in four steps: (1) extraction, processing and refinement of a set of papers metadata in SSF from international databases (Corpus HS); (2) developing a set of key terms representing concepts and conceptual relations (Tesauro HS); (3) text mining of corpus metadata and of the thesaurus terms, to obtain radical terms of up to 4 words (ngrams), which allow find coincident terms between different data sets; (4) development of scientific indicators generated from the comparison between thesaurus ngrams and corpus ngrams. As a result, we have: (1) Corpus HS online with 25.409 metadata papers in SSF; (2) Thesaurus HS online with 1,043 terms, useful for indexing the submission and retrieval of publications; (3) bibliometric indicators online; (4) scientific indicators in response to a series of questions of field. This made it possible to establish an overview of SSF in several respects, including: the field has received theoretical influences of behavioral, cognitive and social cognitive approaches; the most studied HS classes are assertive; the most studied development phase is childhood; the main instruments used for HS assessment are scales and questionnaires; the Social Skills Training (SST) is applied to more students, teenagers, parents and teachers. Based on this research, one can make inferences about the SSF such as: the conceptual base is formed by HS class, deficits and components; the main target audience is the child of preschool age; the field holds no clinical interventions in the educational and family environment and clinical interventions to treat mental disorders; THS has been used for teaching of HS students, teenagers, parents and teachers; the field maintains interdisciplinary relations with fields of Humanities and Health Sciences. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia social | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Cientometria | por |
dc.subject | Bibliometria | por |
dc.subject | Tesauros | por |
dc.subject | Mineração de textos | por |
dc.subject | Social skills | eng |
dc.subject | Scientometry | eng |
dc.subject | Bibliometry | eng |
dc.subject | Thesauri | eng |
dc.subject | Text Mining | eng |
dc.title | Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Del Prette, Almir | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2191226494887247 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consistiu em uma análise cientométrica do Campo das Habilidades Sociais (CHS), visando oferecer subsídios à sua sistematização, por meio de indicadores que possibilitem responder questões teóricas, práticas e de pesquisa sobre o campo, tais como: quais enfoques teóricos o influenciam? Quais os seus instrumentos e procedimentos de avaliação? Existe interdisciplinaridade no CHS? A pesquisa ocorreu em quatro etapas: (1) extração, tratamento e refinamento de um conjunto de metadados de artigos científicos do CHS provenientes de bases internacionais (Corpus HS); (2) desenvolvimento de um conjunto de termos-chave representando conceitos e relações conceituais (Tesauro HS); (3) mineração de textos dos metadados do corpus e dos termos do tesauro, para obtenção de radicais dos termos (ngramas), possibilitando localizar termos coincidentes entre os dois conjuntos de dados; (4) desenvolvimento de indicadores cientométricos gerados a partir da comparação entre ngramas do tesauro e ngramas do corpus. Como resultados, encontram-se: (1) Corpus HS on-line com 25.409 metadados de artigos em CHS; (2) Tesauro HS on-line com 1.043 termos, útil na indexação de publicações; (3) Indicadores bibliométricos on-line; (4) Indicadores cientométricos para responder a questões do CHS. Com isto, foi possível estabelecer um panorama do CHS sob diversos aspectos, entre eles: o campo vem recebendo influências teóricas dos enfoques comportamental, social cognitivo e cognitivo; as classes de HS mais estudadas são as assertivas; a fase de desenvolvimento mais estudada é a infância; os principais instrumentos utilizados para avaliação de HS são escalas e questionários; o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é mais aplicado a estudantes, adolescentes, pais e professores. Com base nesta pesquisa, pode-se realizar inferências sobre o CHS, tais como: a base conceitual do campo é formada por classes, déficits e componentes de HS; o principal público-alvo é a criança em idade pré-escolar; o campo realiza intervenções não clínicas no âmbito educacional e familiar e intervenções clínicas para tratamento de transtornos mentais; o THS vem sendo utilizado para ensino de HS principalmente a estudantes, adolescentes, pais e professores; o campo mantém relações interdisciplinares com campos das Ciências Humanas e Ciências da Saúde. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6390029520269072 | por |