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dc.creatorColepicolo, Eliane
dc.date.accessioned2016-06-02T20:30:11Z
dc.date.available2016-03-11
dc.date.available2016-06-02T20:30:11Z
dc.date.issued2015-03-16
dc.identifier.citationCOLEPICOLO, Eliane. Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais. 2015. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6003
dc.description.abstractThis research consisted of a scientometric analysis of the Social Skills Field (SSF), to provide the basis for its systematization, through indicators to answer theoretical practice and research questions, such as: theoretical approaches which influence it? What are instruments and evaluation procedures of field? There interdisciplinarity in CHS? The study was conducted in four steps: (1) extraction, processing and refinement of a set of papers metadata in SSF from international databases (Corpus HS); (2) developing a set of key terms representing concepts and conceptual relations (Tesauro HS); (3) text mining of corpus metadata and of the thesaurus terms, to obtain radical terms of up to 4 words (ngrams), which allow find coincident terms between different data sets; (4) development of scientific indicators generated from the comparison between thesaurus ngrams and corpus ngrams. As a result, we have: (1) Corpus HS online with 25.409 metadata papers in SSF; (2) Thesaurus HS online with 1,043 terms, useful for indexing the submission and retrieval of publications; (3) bibliometric indicators online; (4) scientific indicators in response to a series of questions of field. This made it possible to establish an overview of SSF in several respects, including: the field has received theoretical influences of behavioral, cognitive and social cognitive approaches; the most studied HS classes are assertive; the most studied development phase is childhood; the main instruments used for HS assessment are scales and questionnaires; the Social Skills Training (SST) is applied to more students, teenagers, parents and teachers. Based on this research, one can make inferences about the SSF such as: the conceptual base is formed by HS class, deficits and components; the main target audience is the child of preschool age; the field holds no clinical interventions in the educational and family environment and clinical interventions to treat mental disorders; THS has been used for teaching of HS students, teenagers, parents and teachers; the field maintains interdisciplinary relations with fields of Humanities and Health Sciences.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectCientometriapor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectTesaurospor
dc.subjectMineração de textospor
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectScientometryeng
dc.subjectBibliometryeng
dc.subjectThesaurieng
dc.subjectText Miningeng
dc.titleUma análise cientométrica do campo das habilidades sociaispor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Del Prette, Almir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191226494887247por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390029520269072por
dc.description.resumoEsta pesquisa consistiu em uma análise cientométrica do Campo das Habilidades Sociais (CHS), visando oferecer subsídios à sua sistematização, por meio de indicadores que possibilitem responder questões teóricas, práticas e de pesquisa sobre o campo, tais como: quais enfoques teóricos o influenciam? Quais os seus instrumentos e procedimentos de avaliação? Existe interdisciplinaridade no CHS? A pesquisa ocorreu em quatro etapas: (1) extração, tratamento e refinamento de um conjunto de metadados de artigos científicos do CHS provenientes de bases internacionais (Corpus HS); (2) desenvolvimento de um conjunto de termos-chave representando conceitos e relações conceituais (Tesauro HS); (3) mineração de textos dos metadados do corpus e dos termos do tesauro, para obtenção de radicais dos termos (ngramas), possibilitando localizar termos coincidentes entre os dois conjuntos de dados; (4) desenvolvimento de indicadores cientométricos gerados a partir da comparação entre ngramas do tesauro e ngramas do corpus. Como resultados, encontram-se: (1) Corpus HS on-line com 25.409 metadados de artigos em CHS; (2) Tesauro HS on-line com 1.043 termos, útil na indexação de publicações; (3) Indicadores bibliométricos on-line; (4) Indicadores cientométricos para responder a questões do CHS. Com isto, foi possível estabelecer um panorama do CHS sob diversos aspectos, entre eles: o campo vem recebendo influências teóricas dos enfoques comportamental, social cognitivo e cognitivo; as classes de HS mais estudadas são as assertivas; a fase de desenvolvimento mais estudada é a infância; os principais instrumentos utilizados para avaliação de HS são escalas e questionários; o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é mais aplicado a estudantes, adolescentes, pais e professores. Com base nesta pesquisa, pode-se realizar inferências sobre o CHS, tais como: a base conceitual do campo é formada por classes, déficits e componentes de HS; o principal público-alvo é a criança em idade pré-escolar; o campo realiza intervenções não clínicas no âmbito educacional e familiar e intervenções clínicas para tratamento de transtornos mentais; o THS vem sendo utilizado para ensino de HS principalmente a estudantes, adolescentes, pais e professores; o campo mantém relações interdisciplinares com campos das Ciências Humanas e Ciências da Saúde.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


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