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Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos
dc.contributor.author | Carvalho, Marilia Pinheiro de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:30:49Z | |
dc.date.available | 2010-03-29 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:30:49Z | |
dc.date.issued | 2009-12-21 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Marilia Pinheiro de. Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6005 | |
dc.description.abstract | Behavioral analysts have used the equivalence class paradigm to investigate and explain the processes involved in the formation and modification of social attitudes. From this perspective, attitudes are defined as equivalence classes established between social groups and certain attributes, with the classes specifying the psychological function of the social group for members of the verbal community. Following this line of research, the present study investigated attitude change by means of the reversal of the equivalence class relating black men to negative symbols. In two versions of the procedure, two pre-tests were conducted involving C-A and A-C relations in order to assess the association made by the participants between pictures of black men and the aforementioned negative symbols. Next, the participants were exposed to a conditional discrimination task with delay, a task in which they were taught the relations A-B (between a positive stimulus and an abstract picture) and B-C (between the abstract picture and pictures of black men). Post-tests assessed whether training had induced the emergence of a new relation between the figures of black men and positive symbols, which emergence would suggest a change of attitude and a reversal of the initial equivalence class exposed during the pre-test. Results showed that, for three of the five participants, the equivalence class relating pictures of black men to positive symbols did not emerge, which suggests resistance to revert the class relating black men to negative symbols. It seems that responses typical of natural settings generalized to the experimental situation, making responding in the latter case insensitive to the arranged reinforcement contingencies. The results are discussed in terms of the extension of the stimulus equivalence paradigm to cases in which the equivalence class comprises stimuli loaded with pre-experimental meaning. | eng |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Equivalência de estímulos | por |
dc.subject | Reversão de classes de equivalência | por |
dc.subject | Atitude (Psicologia) - Mudança | por |
dc.subject | Emparelhamento com modelo | por |
dc.subject | Emparelhamento com atraso | por |
dc.title | Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | Estudiosos da Análise do Comportamento têm se concentrado no uso do paradigma de equivalência de estímulos para investigar e explicar os processos envolvidos na formação e mudança de atitudes sociais. Desta perspectiva, atitudes são definidas como classes de equivalência estabelecidas entre grupos sociais e determinados atributos, classes essas que especificariam a função psicológica do grupo social em questão para os membros da comunidade verbal. O presente trabalho dá continuidade a esta linha de pesquisa, objetivando investigar a mudança de atitude a partir da reversão de classe de equivalência entre homens negros e símbolos negativos. Em duas versões do mesmo procedimento, foram conduzidos dois testes iniciais (das relações C-A e A-C) nos quais se buscou avaliar a associação que os participantes faziam entre imagens de negros e os referidos símbolos. Em seguida, foi feito treino em tentativas de discriminação condicional com atraso no qual foram ensinadas diretamente as relações A-B (entre símbolo positivo e figura abstrata) e B-C (entre figura abstrata e homens negros). Em pós-testes, foi verificado o efeito do treino para a emergência de relação entre negros e símbolos positivos relação esta sugestiva de mudança de atitude e de reversão da classe inicial verificada no pré-teste. Os resultados indicaram que não houve formação da classe esperada entre negros e símbolos positivos para três de cinco participantes, sugerindo resistência à reversão da classe entre negros e símbolos negativos. Ao que parece, estes dados permitem afirmar que o responder em situação natural foi generalizado para a situação experimental, não estando sob controle das contingências de reforçamento ali arranjadas. Os dados produzidos subsidiaram discussão acerca da aplicação do paradigma de equivalência de estímulos quando são tratadas classes de equivalência constituídas por estímulos já dotados de significado pré-experimental. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3427705550471990 | por |