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dc.contributor.authorResende, Alice Almeida Chaves de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:30:50Z
dc.date.available2011-05-11
dc.date.available2016-06-02T20:30:50Z
dc.date.issued2011-03-03
dc.identifier.citationRESENDE, Alice Almeida Chaves de. Transfer of ordinal functions through stimulus classes in hearing impaired individuals. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6016
dc.description.abstractThe bilingual approach, adopted for educating deaf people in Brazil, regards the Brazilian Sign Language (Libras) as the first language and the written Portuguese Language as the instrumental language. The acquisition of the written language may be more difficult than the acquisition of the sign language due to the differences between their ordinal grammatical structures. The ordinal grammatical structure of the written Portuguese consists in a subject verb preposition complement order, whereas the structure of the Sign Language allows not only this order, but also different combinations of the elements. Such differences usually result, for the deaf people, in a writing repertoire of the Portuguese Language that has a different grammatical order than that one used by the verbal community in which they are inserted. This study investigated variables that control the transfer of ordinal functions through classes of equivalent stimuli. The experimental stimuli used were 32 printed words divided into four stimuli categories (A1A2A3A4; B1B2B3B4; C1C2C3C4 e D1D2D3D4), corresponding to subject, verb, preposition/article and complement, respectively. The categories were taught through matching-to-sample (MTS) tasks, while the sequences were taught through constructed-response matching-to-sample (CRMTS). All participants showed the formation of four stimulus classes, and learned one sequence (A1A2A3A4). After that, they showed the transference of ordinal functions to untaught sequences. In summary, results showed the transference of ordinal functions through equivalence classes.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLibras - linguagem - estudo e ensinopor
dc.subjectTransferência de função ordinalpor
dc.subjectTransfer of ordinal functioneng
dc.subjectEquivalence classeseng
dc.subjectIndividuals with deafnesseng
dc.subjectLibraseng
dc.titleTransferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdospor
dc.title.alternativeTransfer of ordinal functions through stimulus classes in hearing impaired individualseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoO ensino para surdos no Brasil prioriza, atualmente, a abordagem bilíngue em que se ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa escrita como língua instrumental. A aquisição da Língua Portuguesa escrita por surdos pode ser dificultada em função das diferenças entre as estruturas ordinais - gramaticais da Língua Portuguesa escrita e da Libras. A estrutura ordinal - gramatical da primeira é composta por sujeito verbo preposição - complemento, enquanto que a da Libras permite o uso não apenas dessa estrutura, mas também de diferentes combinações dos mesmos elementos. Tais diferenças costumam resultar em um repertório de escrita da Língua Portuguesa com ordem gramatical diferente daquela utilizada pela comunidade verbal onde os surdos estão inseridos. Este estudo investigou a transferência das funções ordinais para novas sequências compostas por novos estímulos experimentais após o estabelecimento das classes de estímulos equivalentes, seguido do ensino de uma única sequência. Os participantes foram uma criança e três adolescentes surdos com idades entre oito e 16 anos. Os estímulos experimentais consistiram em 32 palavras impressas, divididas em oito conjuntos de estímulos, sendo que cada conjunto foi composto por quatro estímulos, (A1A2A3A4; B1B2B3B4; C1C2C3C4; D1D2D3D4; X1X2X3X4; Y1Y2Y3Y4; W1W2W3W4 e Z1Z2Z3Z4) correspondentes, respectivamente, a sujeito, verbo, preposição/artigo e complemento. O procedimento de escolha de acordo com o modelo (matching to sample - MTS) foi utilizado para estabelecimento das quatro classes de estímulos, e uma adaptação desse procedimento (constructed response matching to sample - CRMTS) foi utilizada para o ensino de uma sequência. Todos os participantes mostraram a formação das quatro classes de estímulos equivalentes e alcançaram o critério de aprendizagem no ensino da sequência A1A2A3A4. Observou-se a transferência de funções ordinais para novas sequências após o ensino da primeira sequência. Os resultados sugerem que o estabelecimento de classes de estímulos equivalentes pode facilitar a expansão do comportamento de sequenciar por crianças e adolescentes surdos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9884343350716175por


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