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dc.contributor.authorCavalcante, Naila Fernanda Matielo
dc.date.accessioned2016-09-12T16:48:44Z
dc.date.available2016-09-12T16:48:44Z
dc.date.issued2015-08-04
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Naila Fernanda Matielo. Problematizações a partir de situações emergentes do cotidiano : compreensões e possibilidades envolvendo relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais em turmas de crianças de quatro anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7068.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7068
dc.description.abstractThis work aims to analyze four-year-old children’s speech in problematizations that were proposed by a teacher based in emerging situations present in the daily life of early childhood education. Here, the speeches that indicate the mathematical notions are prioritized. The questions that guided this research are listed as follows: Firstly, what mathematical notions can be displayed by four-year old-children in emerging situations that are part of the daily life of early childhood education? How can these emerging situations experienced during early childhood education enhance teacher’s work in terms of planning problematizations for fouryear- old children? The methodology is based on a qualitative perspective, specifically on research that the teacher herself does as a researcher. The data analysis is based on an interpretive vison of the children's manifestations expressed in a game context. In the analysis, the children's dialogues are contemplated as the problematizations are performed, and they are transcribed from video records. The research shows that the speeches, sensations, and children's questions in their daily routine at Municipal Center of Childhood Education reveals that when mathematical notions are considered by the teacher when planning problematizations that have the composition of a game, they can provide the presentation and the construction of mathematical language. These speeches and questions brought by children are related to emerging everyday situations, and are understood as to trigger learning situations. This perspective considers playing as the child's main activity and recognizes it as an active and historical subject who is immersed in a world full of mathematical notions since its birth. The problematization’s starting point, emerged from everyday situations, has proven to be a methodology that allows children to solve problem situations and to give them a breeding ground for developing mathematical notions in childhood education, respecting the needs and reasons for their learning. The children's speeches are permeated of problematizations about quantitative relations, measurements, shapes, and temporal space guidelines. Thus, when problematizing emerging everyday situations, the teacher considers latent apprenticeships, giving movement to the curriculum.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSituações emergentes do cotidianopor
dc.subjectFalapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectNoções matemáticaspor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEmerging everyday situationseng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectMathematical Notionseng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.titleProblematizações a partir de situações emergentes do cotidiano : compreensões e possibilidades envolvendo relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais em turmas de crianças de quatro anospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as falas das crianças de quatro anos decorrentes de problematizações que foram planejadas pela professora a partir de situações emergentes que estiveram presentes no cotidiano da educação infantil. Aqui, priorizaram-se as falas que indicaram as noções matemáticas. As questões que nortearam essa investigação estão assim enunciadas: que noções matemáticas podem ser indicadas por crianças de quatro anos em situações emergentes que fazem parte do cotidiano da educação infantil? Como as situações emergentes do cotidiano da educação infantil podem potencializar o trabalho de professores no sentido de planejar problematizações para crianças de quatro anos? A metodologia fundamentase em uma perspectiva qualitativa, mais especificamente em uma pesquisa que tem a própria professora como pesquisadora. A análise dos dados se baseia em uma visão interpretativa das manifestações das crianças expressas em um contexto de brincadeiras. Na análise são contemplados os diálogos das crianças no decorrer das atividades, transcritos de registros videográficos. A pesquisa aponta que as falas, sensações e questionamentos das crianças no dia a dia nos espaços do centro municipal de educação infantil são reveladores no que diz respeito à presença de noções matemáticas e que estas, ao serem levadas em consideração pelo professor para elaborar problematizações que tenham a configuração de uma brincadeira, podem proporcionar a apresentação e a construção da linguagem matemática. São as sensações, as falas e os questionamentos trazidos pelas crianças que relacionamos às situações emergentes do cotidiano, já que estas são compreendidas como situação desencadeadora de aprendizagem. Esta perspectiva considera a brincadeira como a atividade principal da criança e a reconhece como um sujeito ativo e histórico que desde seu nascimento está imerso em um mundo repleto de noções matemáticas. A problematização que tem como ponto de partida as situações emergentes do cotidiano tem mostrado ser uma metodologia que proporciona às crianças resolver situações-problema e um terreno fértil para desenvolver noções matemáticas na educação infantil, respeitando as necessidades e motivos para sua aprendizagem. As falas das crianças estão permeadas de problematizações sobre relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais. Assim, ao problematizar as situações emergentes do cotidiano, a professora considera as aprendizagens que estão latentes, dando movimento ao currículo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8615204233233125por


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