Mostrar el registro sencillo del ítem
Formação continuada de professores de matemática na EFAP : os significados de um grupo de professores
dc.contributor.author | Rocha, Gisele Dionísio Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T16:58:36Z | |
dc.date.available | 2016-09-12T16:58:36Z | |
dc.date.issued | 2015-08-14 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Gisele Dionísio Ferreira da. Formação continuada de professores de matemática na EFAP : os significados de um grupo de professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7070. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7070 | |
dc.description.abstract | This research, qualitative in nature, seeks to answer the question: What are the meanings given by a group of teachers in relation to continuing education offered by participating in EFAP – Training School and Teacher Improvement? For this, we build a theoretical referential grounding the basic elements related to continuing education of teachers in the last 40 years to the current concepts of continuing education. We draw a panorama of public policy of the State Department of Education SEE-SP contextualizing the creation of EFAP. We address the professional development of mathematics teachers and pointed out the issue of reflective teacher. The investigation was performed considering proposals for continuing education promoted by EFAP during the years 2009 to 2013. For to know the profile of math teachers involved in these continuing education courses we applied a questionnaire to twentyfive teachers. We selected five persons of group of teachers interviewed to deepen our data collection with interviews. To grasp the understanding of teachers about continuing education courses realized by them, the research uses the production concepts of senses and meanings present in the cultural-historical perspective of Vygotsky (2008). We drive us in Bardin (1997) for data analysis. In general, the development of research allowed us to conclude that the meanings attributed by teachers to continuing education courses offered by EFAP are related to a number of factors such as contact with peers, hands-on activities, certification and new knowledge in relations to pedagogical and didactic discussions. | eng |
dc.description.sponsorship | Outra | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Professores de matemática | por |
dc.subject | EFAP | por |
dc.subject | Continuing Education | eng |
dc.subject | Mathematics Teacher | eng |
dc.subject | EFAP | eng |
dc.title | Formação continuada de professores de matemática na EFAP : os significados de um grupo de professores | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tedeschi, Wania | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5743322664981581 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, procura responder ao problema: Quais são os significados dados por um grupo de professores em relação às formações continuadas que participam oferecidas pela EFAP- Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores? Para isso, construímos um referencial teórico fundamentando os elementos básicos relacionados à formação continuada de professores nos últimos 40 anos até as concepções atuais de formação continuada. Traçamos um panorama das políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação SEE-SP contextualizando a criação da EFAP. Abordamos o desenvolvimento profissional dos professores de matemática e destacamos a questão do professor reflexivo. A investigação foi realizada considerando as propostas de formação continuada promovidas pela EFAP durante os anos de 2009 a 2013. Para conhecer o perfil dos professores de matemática participantes desses cursos de formação continuada aplicamos um questionário a vinte e cinco professores. Destes selecionamos um grupo para aprofundar a coleta de dados com a realização de entrevistas. Para apreender a compreensão dos professores sobre os cursos de formação continuada que realizaram, a pesquisa se utiliza dos conceitos de produção de sentidos e significados presentes na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (2008). Nos pautamos em Bardin (1997) para a análise dos dados. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que os significados atribuídos pelos professores aos cursos de formação continuada oferecidos pela EFAP estão relacionados a um conjunto de fatores tais como: contato com os pares, atividades práticas, certificação e conhecimento novo em relação às discussões pedagógicas e didáticas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6199578584839408 | por |