dc.contributor.author | Palomino, Paula Toledo | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T19:47:56Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T19:47:56Z | |
dc.date.issued | 2015-06-15 | |
dc.identifier.citation | PALOMINO, Paula Toledo. We will hold the line : o fandom como forma de participação dos fãs no desenvolvimento do universo transmidiático do jogo mass effect. 2015. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7126. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7126 | |
dc.description.abstract | The advent and popularization of the Internet has enabled the cultural convergence movement, creating numerous online communities as well as the consolidation of collective intelligence. Without being blocked by geographical barriers that once separated them, fans of today are much more active, organized and eager for content. Their voices can now be heard by the companies holding the canonicity of the stories on the internet, through protests on social networks and unofficial content building (fandom culture). Their reactions can influence and even change the original plots. This work aimed to study this phenomenon from the fans perspective and their participation in the evolution of the transmedia universe of Mass Effect games (2007-2012), from Bioware, through its unofficial productions such as fanfiction, specific actions through crowdfunding platforms and interactions via social networking communities like Facebook, in response to the end of game trilogy, which generated great dissatisfaction due to an expectation not fulfilled (from the perspective of those fans). It analyzed the narrative complexity of the work, and how this aspect influenced the relationship with the fans, culminating in this highly organized protest action against the ending, forcing the company holding the canon content to retract and change the ending of its work. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Cultura digital | por |
dc.subject | Fandom | por |
dc.subject | Jogos eletrônicos | por |
dc.subject | Transmídia | por |
dc.subject | RPG | por |
dc.subject | Digital culture | eng |
dc.subject | Electronic games | eng |
dc.subject | Transmedia | eng |
dc.title | We will hold the line : o fandom como forma de participação dos fãs no desenvolvimento do universo transmidiático do jogo mass effect | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Leonardo Antônio de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3921612856948891 | por |
dc.description.resumo | O advento e popularização da internet possibilitou o movimento da convergência cultural, criando inúmeras comunidades online, bem como a consolidação da inteligência coletiva. Sem serem tolidos pelas barreiras geográficas que os separavam, os fãs da atualidade são muito mais ativos, organizados e ávidos por conteúdo. Suas vozes podem agora serem ouvidas pelas empresas detentoras da canonicidade das histórias na internet, através de protestos em redes sociais e da construção de conteúdo não oficial (cultura fandom). Suas reações conseguem influenciar e até mesmo alterar enredos originais. O presente trabalho buscou estudar esse fenômeno sob a ótica da participação dos fãs do universo transmidiático do jogo eletrônico Mass Effect (2007-2012), da empresa Bioware, através de suas produções não oficiais, como fanfictions, ações pontuais através de plataformas de financiamento coletivo (ou crowdfunding) e interações em comunidades via redes
sociais, como o Facebook, em resposta ao final da trilogia dos jogos, que gerou grande insatisfação devido à uma expectativa não cumprida (sob a ótica desses fãs). Analisou-se a complexidade narrativa da obra, e como esse aspecto influenciou na relação com os fãs, culminando nesta ação de protesto altamente organizado contra o final, obrigando a empresa detentora do conteúdo cânone a se retratar e alterar o final de sua obra. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8123777210874634 | por |