Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Priscila Marília de
dc.date.accessioned2016-09-15T14:25:35Z
dc.date.available2016-09-15T14:25:35Z
dc.date.issued2015-05-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscila Marília de. Lourenço Filho e a coleção Biblioteca de Educação : uma análise dos prefácios escritos por esse educador. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7192.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7192
dc.description.abstractThis thesis aims to reveal and to analyze which design New Lourenço Filho School brought up through the prefaces which were published in works Collection Education Library. The assumptions of this research focus in the field of history of pedagogical ideas and historical theory - Critical (Saviani, 2007) adding to these discussions contributions of Certeau (2008). The results point to the conclusion that the design of the New School created and propagated by Lourenço Filho in prefaces written by him - which were published in works Collection Education Library - although fragmented and heterogeneous, was designed with a homogenizer character. By advocating a reform speech, Lourenço Filho created an imaginary in which he articulated by this movement was a departure from what until then had been perpetrated in the educational field. Thus, this new school of design was intended, through the works Collection Education Library, mold/direct the mentality of the teachers of the time.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectColeção Biblioteca de Educaçãopor
dc.subjectLourenço Filhopor
dc.subjectConcepção de Escola Novapor
dc.subjectEducation Library Collectioneng
dc.subjectLourenço Filhoeng
dc.subjectNew School's conceptioneng
dc.titleLourenço Filho e a coleção Biblioteca de Educação : uma análise dos prefácios escritos por esse educadorpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.description.resumoEsta tese busca desvelar e analisar qual concepção de Escola Nova Lourenço Filho trouxe à tona através dos prefácios que foram publicados em obras da Coleção Biblioteca de Educação. Os pressupostos desta pesquisa centram-se no campo da história das ideias pedagógicas e da teoria histórico – crítica (Saviani, 2007) agregando a essas discussões as contribuições de Certeau (2008). Os resultados apontam para a conclusão de que a concepção de Escola Nova criada e propagada por Lourenço Filho nos Prefácios escritos por ele - que foram publicados em obras da Coleção Biblioteca de Educação - apesar de fragmentada e heterogênea, foi desenhada com um caráter homogeneizador. Através da defesa de um discurso reformador, Lourenço Filho criou um imaginário no qual esse movimento por ele articulado era uma ruptura com o que até então vinha sendo perpetrado no campo educacional. Assim, essa concepção de escola nova tinha como propósito, através das obras da Coleção Biblioteca de Educação, moldar/ direcionar a mentalidade dos professores da época.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3016488365991843por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem