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dc.contributor.authorLeme, Josi Carolina da Silva
dc.date.accessioned2016-09-16T18:59:52Z
dc.date.available2016-09-16T18:59:52Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.citationLEME, Josi Carolina da Silva. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : possibilidades e percepções no contexto da formação docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7198.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7198
dc.description.abstractThe actions of National Agreement for the Literacy at the Right Age, known as PNAIC, constitutes the most recent educational public policy proposal that intends to promote literacy for all children up to 8 years old. The proposal includes the teachers' training among these actions which brings a contribution to teachers' performance. As the national agreement settles in along with a qualitative research, this work aims to bring a case study to meet three state elementary education teachers' perceptions. These teachers work in a country side city in the state of Sao Paulo, each one works in a different grade – first grade, second grade and third grade of elementary school. We characterized the course according to the written language offered by these three teachers in 2013 under the structural context. It also included the possible contributions for their professional development. We performed the current PNAIC legislation study along with thesis and dissertation electronic research including three PNAIC universities: UNICAMP (Universidade de Campinas), UNESP (Universidade Esadual Paulista), and UFSCar (Universidade Federal de Sao Carlos), all linked to previous public policies before PNAIC. We also interviewed teachers and their PNAIC tutors, and we analyzed the School Management Plan; we listed the materials offered to teachers (classroom books), and for their tasks with students (board games and children's books). We especially relied on works by the following professionals: Ana Carolina Marsiglia, Bernadete Gatti, Claudio Félix dos Santos, Dermeval Saviani, Elaine Eliane P. de Souza, Lígia Marcia Martins, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, Maria Iolanda Monteiro, Newton Duarte, Romy Salomão e Sirley Tedesco. The results are based on teachers' understanding about the need of a public policy for teacher's training and fringe benefits such as scholarships and materials distribution not only for teachers' training but also children's books and literacy games. Nevertheless, there are intriguing facts that deserve special attention to be reviewed upon the agreement implementation: the steps that the proposals go through before reaching the students, such steps embodied by the universities coordination that train the teachers, study tutors, faculty formation and the professors, just to mention a few. It is clear that the several instances that the teacher's education has passed and all the interests involved are prone to distort the faculty proposal thus endowing the existing gaps in the formation books by leaving the original proposal behind. The strength of the teacher's formation offered by the PNAIC proposal became unfruitful to grant teachers' professional development since it has not even close to ease the harsh work conditions and the reality of the school community.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)por
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSão Paulopor
dc.subjectNational Agreement for the Literacy at the Right Ageeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectTeachers' formationeng
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : possibilidades e percepções no contexto da formação docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoAs Ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) constituem a mais recente proposta de política pública educacional que se propõe a promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Dentre elas está a proposta de formação de professores, a fim de contribuir para a prática docente. Diante da implantação do PNAIC e sob a luz da pesquisa qualitativa, propomo-nos realizar um estudo de caso que corresponda ao objetivo de conhecer as percepções de três professoras da educação básica da rede estadual de uma cidade do interior de São Paulo, uma do primeiro ano, uma do segundo ano e uma do terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos sobre o contexto formativo pactual. Procuramos caracterizar o curso com foco na linguagem escrita oferecido no ano de 2013 pelas três respectivas formadoras e revelar as possíveis contribuições para o desenvolvimento profissional docente. Para tanto, realizamos estudo da legislação vigente referente ao PNAIC; levantamento bibliográfico em bancos de dados digitais de teses e dissertações das três universidades formadoras do PNAIC: a Universidade de Campinas (UNICAMP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sobre políticas públicas que precederam o PNAIC; realizamos entrevistas com as professoras e orientadoras de estudo/formadoras do PNAIC anteriormente citadas; analisamos o Plano de Gestão da unidade escolar; descrevemos o material oferecido aos professores (cadernos de formação) e para o trabalho deles com os alunos (jogos e livros de literatura infantil). Embasamo-nos especialmente em trabalhos de Ana Carolina Marsiglia, Angela B. Kleiman, Bernadete Gatti, Claudio Félix dos Santos, Dermeval Saviani, Elaine Eliane P. de Souza, Lígia Marcia Martins, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, Maria Iolanda Monteiro, Newton Duarte, Romy Salomão e Sirley Tedesco. Os resultados se referem à compreensão das professoras cursistas sobre a necessidade de uma política pública de formação docente, aos avanços como a concessão de bolsas de estudo e distribuição de materiais, tanto para formação de professores quanto para o trabalho com as crianças, como livros de literatura infantil e jogos de alfabetização. Contudo, há ainda aspectos gritantes que merecem especial atenção e precisam ser revistos na implantação do Pacto. Um deles é, principalmente, a questão dos filtros pelos quais passam a proposta até chegar ao aluno de fato, personificados na coordenação da instituição de ensino superior, formadores de formadores e, principalmente, nos orientadores de estudo/formadores de professores e os próprios professores. Fica claro que as diversas instâncias pelas quais a formação passou e os interesses envolvidos deturparam a proposta formativa, potencializaram as lacunas existentes nos cadernos de formação docente e se distanciaram da proposta inicial. Dentre outros aspectos, a concretização da formação oferecida pela proposta formativa do PNAIC naquele caso se tornou infrutífera para garantir o desenvolvimento profissional docente e não amenizou as difíceis condições de trabalho e da realidade da comunidade escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1932240181888180por


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