Show simple item record

dc.contributor.authorDeffendi, Luma Tiziotto
dc.date.accessioned2016-09-16T19:30:00Z
dc.date.available2016-09-16T19:30:00Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.citationDEFFENDI, Luma Tiziotto. O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7216.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7216
dc.description.abstractMetacognition involves the knowledge that individuals have with respect to their own cognitive processes, and includes self- monitoring, self-regulation and evaluation of their cognitive activities. This study focuses on the evaluation of metacognitive monitoring via the solicitation of judgements, which can be used as a tool for the assessment of metacognition. From a cognitistic perspective, creativity is the term used to refer to a set of processes that enable variations in concepts, in order to facilitate the development of new ways of grouping ideas. The present study aimed to investigate metacognitive monitoring among university students when performing tasks that involve verbal creative processes. Participants included 82 university students, of both genders, who completed the Torrance’s Verbal Test of Creative Thinking. After finishing the creativity test, they were asked to evaluate their performance (metacognitive monitoring). The Results suggest that the participants appear to have poor metacognitive monitoring skills in tasks involving creativity, since the correlation between actual and estimated performance was weak. Future researches on this subject should address new hypotheses and work to eliminate possible methodological bias in the present study resulting from, for example, the homogeneity of the sample and limitations of the Creativity Monitoring Scale.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMetacognitioneng
dc.subjectMonitoringeng
dc.subjectVerbal creativityeng
dc.subjectCollege Studentseng
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectMonitoramentopor
dc.subjectCriatividade Verbalpor
dc.subjectEstudantes Universitáriospor
dc.titleO monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Schelini, Patrícia Waltz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185333517392859por
dc.description.resumoA metacognição é entendida como o conhecimento que o indivíduo possui sobre seus próprios processos cognitivos e que permite o monitoramento, a regulação e avaliação de suas atividades cognitivas. Em pesquisas sobre o monitoramento metacognitivo, foco também do presente estudo, este processo é avaliado com frequência por meio de julgamentos, que constituem uma ferramenta de avaliação da metacognição. Sob o ponto de vista cognitivo, a criatividade, por sua vez, é o nome dado a um grupo de processos que possibilita variações em conceitos, de forma a facilitar a elaboração de novas e inéditas formas de agrupamento. O presente estudo teve como objetivo investigar o monitoramento metacognitivo de universitários em tarefas que envolvem processos criativos verbais. Participaram da pesquisa 82 estudantes universitários, de ambos os gêneros, sendo a eles apresentado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versão Verbal. Após a aplicação do teste de criatividade, eles foram solicitados a emitir estimativas sobre o seu desempenho, que correspondem ao monitoramento metacognitivo. Os resultados sugerem que os participantes parecem possuir poucas habilidades de monitoramento metacognitivo nas tarefas que envolveram a criatividade, visto que as correlações entre os desempenhos reais e estimados tenderam a ser fracas. É necessário que as investigações acerca da temática continuem, no sentido de levantar novas hipóteses e de eliminar possíveis viéses metodológicos encontrados no decorrer da aplicação do procedimento proposto, como, por exemplo, a homogeneidade da amostra e a aplicabilidade da Escala de Monitoramento da Criatividade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1201862251605595por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record