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dc.contributor.authorHackbarth, Chayene
dc.date.accessioned2016-09-16T19:31:45Z
dc.date.available2016-09-16T19:31:45Z
dc.date.issued2015-03-09
dc.identifier.citationHACKBARTH, Chayene. Protocolo NICHD : validação e capacitação em uma amostra de profissionais brasileiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7218.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7218
dc.description.abstractThis Master’s thesis is a compendium of three scientific texts. Each one describes different steps of the study in order to contribute to the validation of the NICHD protocol in Brazilian context. The first article describes a systematic international literature review regarding to the appropriate listening and strategies for investigation of child sexual violence, with special emphasis on NICHD Protocol (National Institute of Child Health and Human Development). This protocol is recognized by the international specialized literature as one of the most appropriate tools for structured interviews with children victims of violence. It appears as a structured instrument, providing superior information to those obtained by interviews with fewer open questions. The result of this review showed that NICHD protocol produce more precise answers compared to others, with more both detailed and rich reports and with more revelations. The second text produced was related to a pilot study conducted to evaluate a training course on the NICHD Protocol to Brazilian psychologists, with the purpose of analyzing the quality of information obtained in interviews with children in cases of suspected sexual abuse. The results indicated that interviews that included sexual abuse revelations presented both a satisfactory amount of open questions and forensic relevance detail, showing good quality information. Those findings suggest a future application of the protocol to a higher number of participants in order to compare the quality information obtained during the interview before and after the course. Finally, the last article evaluated a training about the NICHD protocol offered to 15 professionals (psychologists and social workers) of two Brazilian cities. The results suggest that after training, there was a significant increase in using open-ended questions during interviews, as well as significant increase rate in forensic relevance details regarding to direct questions. The participant’s evaluation was positive. Limitations founded refer to small number of participants during the training and consequently low quantity of interviews, as well as intrinsic problems to the Brazilian forensic context, which foreseeing direct and suggestive questions during children testimony.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectNICHD Protocoleng
dc.subjectforensic interviewseng
dc.subjectchild sexual abuseeng
dc.subjectchildren testimonyeng
dc.subjectProtocolo NICHDpor
dc.subjectentrevistas forensespor
dc.subjectabuso sexual infantilpor
dc.subjectoitiva de criançaspor
dc.titleProtocolo NICHD : validação e capacitação em uma amostra de profissionais brasileirospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464por
dc.description.resumoA presente dissertação foi escrita no formato de um compêndio de três textos científicos. Cada artigo descreve uma etapa do estudo, que teve como objetivo capacitar profissionais para o uso do Protocolo NICHD, contribuindo para a validação do mesmo no contexto brasileiro. O primeiro artigo descreve uma revisão de literatura internacional, que se propôs a realizar uma revisão sistemática de literatura a respeito da escuta adequada e das estratégias para investigação da violência sexual infantil, com especial ênfase no Protocolo NICHD (National Institute of Child Health and Human Development), reconhecido pela literatura internacional especializada como um dos instrumentos mais adequados para a entrevista estruturada com crianças vítimas de violência. O protocolo apresenta-se como um instrumento estruturado, transmitindo informações de qualidade superior àquelas obtidas por entrevistas com menos questões abertas. Como resultado foi constatado que ao utilizar o Protocolo NICHD foram produzidas respostas mais precisas, com relatos mais detalhados e ricos e com maior número de revelações. O segundo artigo visou conduzir um estudo piloto para avaliar um curso de capacitação sobre o Protocolo NICHD a psicólogos brasileiros, analisando a qualidade de informações obtidas em entrevistas realizadas com crianças em casos de suspeita de abuso sexual. Os resultados indicaram que as entrevistas que incluíram revelações de abuso sexual apresentaram um índice satisfatório de perguntas abertas e detalhes de relevância forense, evidenciando informações de qualidade. Assim, sugeriu-se uma futura aplicação com maior número de participantes e comparações na qualidade da entrevista realizadas antes e depois do curso. Por fim, o último artigo teve como objetivo avaliar uma capacitação oferecida a 15 profissionais (psicólogas e assistentes sociais) de dois municípios brasileiros. Os resultados sugerem que após a capacitação com o Protocolo, houve um aumento significativo no uso de perguntas abertas nas entrevistas realizadas, bem como aumento significativo da taxa de detalhes de relevância forense nas respostas às questões diretas. A avaliação dos participantes foi, no geral, positiva. Limitações do estudo referem-se ao número reduzido de participantes e de entrevistas realizadas, bem como problemas intrínsecos ao contexto forense brasileiro, com interferência de perguntas diretas e sugestivas por operadores de Direito durante o Depoimento Especial da criança.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7785657130976304por


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