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dc.creatorGomes, Daniel Fernando Matheus
dc.date.accessioned2016-09-21T12:38:35Z
dc.date.available2016-09-21T12:38:35Z
dc.date.issued2015-07-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7312
dc.description.abstractThe research deals with the formation of the Management professional, through the analysis of thesis and dissertations produced in graduate programs in Education. Is constituted as bibliographic research, having been developed in three stages: collection of bibliographic material; analysis of selected studies; integrating synthesis of the results. Defend that the role of Business Administration courses is to provide a critical view of reality, which means, in this case, does not offer a limited training to the demands of the labor market. To that end, structured work around the following research question: "what studies of the course of Directors produced under the Graduate Program in Education between the years 2004-2013 show on vocational training at the undergraduate level administrator?" Such a question has served as reference for the preparation of the overall objective: to analyze dissertations and thesis produced in Education on administrator training in order to provide information to think again that training in the Brazilian higher education. The overall objective was deployed in the following specific: raise Administration course trajectory in Brazil; analyze dissertations and theses on the design of them contemplated curriculum; analyze dissertations and theses about the Administration 's views on them defended and criticized ; analyze dissertations and theses about the labor market of ideas and the world of work present in them . The research corpus was composed of twenty- five papers coming from the graduate in Education in Brazil from 2004 to 2013. The programs theoretical framework is guided primarily in the Gimeno Sacristán's ideas on the process view of the curriculum; the critical analysis of management concepts found throughout its history; and the concepts of training for the labor market and the world of work. The main results presented in dissertations and theses analyzed in this research indicate that regarding the curriculum, the meeting addressed partial aspects, considering the design of Gimeno Sacristán, and the majority had as focus of analysis the curricular text, represented by the Project pedagogical Course , and few have analyzed the curriculum lived, or at work; on the design of Directors present in the works, almost all of them found lined courses in the capital 's perspective, involving a type of training geared to the labor market, although the authors of dissertations and thesis have advocated other that considers the interests of whole of society and be guided by the critical insertion of graduates into the labor market, consistent with the view taken in this research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormação de administradorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTraining Managementeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleAnálise da formação do profissional de administração a partir de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the formation of tManagement professional from thesis and dissertations produced in the Graduate Program in Education.eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515637339275988por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702379479365556por
dc.description.resumoA pesquisa aborda a formação do profissional de Administração, por meio da análise de dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação em Educação. Constitui-se como pesquisa bibliográfica, tendo sido elaborada em três etapas: levantamento do material bibliográfico; análise dos estudos selecionados; síntese integradora dos resultados. Defende que o papel dos cursos de Administração é proporcionar uma visão crítica da realidade, o que significa, nesse caso, oferecer uma formação não circunscrita às demandas do mercado de trabalho. Para tanto, estrutura-se o trabalho em torno da seguinte questão de pesquisa: “o que os estudos sobre o curso de Administração produzidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação entre os anos de 2004 a 2013 revelam sobre a formação profissional do Administrador em nível de graduação?”. Tal questão serviu como referência para a elaboração do objetivo geral: analisar dissertações e teses produzidas na área da Educação sobre a formação do administrador, a fim de fornecer indicações para (re)pensar essa formação no âmbito do ensino superior brasileiro. O objetivo geral desdobrou-se nos seguintes específicos: levantar a trajetória do curso de Administração no Brasil; analisar as dissertações e teses quanto à concepção de currículo nelas contemplada; analisar as dissertações e teses quanto às concepções de Administração nelas defendidas e criticadas; analisar as dissertações e teses quanto às concepções de mercado de trabalho e mundo do trabalho nelas presente. O corpus da pesquisa foi composto de vinte e cinco trabalhos oriundos dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil no período de 2004 a 2013. O referencial teórico se pauta fundamentalmente nas ideias de Gimeno Sacristán sobre a visão processual do currículo; na análise crítica das concepções de Administração encontradas ao longo de sua história; e nos conceitos de formação para o mercado de trabalho e para o mundo do trabalho. Os principais resultados apontados nas dissertações e teses analisadas nesta pesquisa indicam que: com relação ao currículo, os trabalhos abordaram aspectos parciais, considerando-se a concepção de Gimeno Sacristán, sendo que a maioria teve como foco de análise o texto curricular, representado pelo Projeto Pedagógico dos Cursos, e poucos foram os que analisaram o currículo vivido, ou em ação; quanto à concepção de Administração presente nos trabalhos, a quase totalidade deles encontrou cursos pautados na perspectiva do capital, envolvendo um tipo de formação voltada para o mercado de trabalho, embora os autores das dissertações e teses tenham defendido outro tipo, que considere os interesses do conjunto da sociedade e que se paute pela inserção crítica do egresso no mundo do trabalho, coerentemente com a tese defendida na presente pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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