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dc.creatorCunha Júnior, Silvino Marques da
dc.date.accessioned2016-09-26T20:30:59Z
dc.date.available2016-09-26T20:30:59Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7447
dc.description.abstractThis study was developed in Multisport Jardim Panorama Gym, outlying district of the city of Rio Claro, in the state of São Paulo, with a group of twelve women who meet weekly for exercise, hiking, play and chat in leisure enjoyment context. The research had as main objective to characterize and educational processes triggered this group of women. It justified this study because leisure is a theme present in our society, but linked to financial and economic factors, leaving your background essence. The methodological approach used was qualitative research based on phenomenology. Therefore, we were held thirteen meetings on site, from the second half of 2015. From these meetings were held in notes field diaries, following performed data analysis procedure inspired by phenomenology, through the phenomenological reduction and construction of nomothetic matrix, in which the following categories were constructed: a) quality of life valuation, which was evident from the living, care and attention of one towards the other, the appreciation of the quality of life; B) Engagement and struggle, in which the engagement of the group was perceived by the commitment to a combined and charges for other and through this engagement strive for personal improvement, the group and the community in which they operate; C) Understandings about leisure, they present the understanding of the group of women about their leisure and experiences about leisure possibilities in the city. From the study, we can consider that triggered educational processes were learning and care of one towards the other, the maturing of political consciousness, the different forms of leisure enjoyment, affection and sensitivity, collective work, respect and solidarity with the other, as well as the researcher's learning with this group of women with joy and humor, even in bad weather, radiated attention, care and loveliness, favoring our humanization, our Being More.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProcessos Educativospor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectPeriferia Urbanapor
dc.subjectEducational Processeseng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectUrban peripheryeng
dc.titlePrática social lazer de um grupo de mulheres do Jardim Panorama - Rio Claro – SP : processos educativos decorrentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1324174147128430por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344564906498915por
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido no Ginásio Poliesportivo do Jardim Panorama, bairro periférico do município de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, junto a um grupo de doze mulheres que se reúnem semanalmente para prática de exercícios, caminhadas, brincadeiras e bate papo em contexto de fruição de lazer. A pesquisa teve como objetivo central caracterizar e interpretar os processos educativos desencadeados nesse grupo de mulheres. Justifica-se esse estudo pois o lazer é uma temática presente em nossa sociedade atual, porém atrelado a fatores financeiros e econômicos, deixando sua essência em segundo plano. A perspectiva metodológica utilizada foi a investigação qualitativa baseada na fenomenologia. Para tanto, foram realizados treze encontros no local, a partir do segundo semestre de 2015. Desses encontros foram realizadas anotações em diários de campo, na sequência realizado procedimento de análise de dados inspirado na fenomenologia, passando por redução fenomenológica e construção da matriz nomotética, na qual foram construídas as seguintes categorias: A) Valorização da vida de qualidade, na qual evidenciou-se, a partir da convivência, cuidado e atenção de umas para com as outras, a valorização da vida de qualidade; B) Engajamento e luta, em que o engajamento do grupo foi percebido pelo compromisso com os combinados e cobranças de umas para com as outras e através desse engajamento lutam para a melhoria pessoal, do grupo e da comunidade onde se inserem; C) Compreensões sobre o lazer, são apresentadas as compreensões do grupo de mulheres sobre suas vivências de lazer e sobre as possibilidades de lazer no município. A partir do estudo, podemos considerar que os processos educativos desencadeados foram: o aprender e o cuidado de umas para com as outras, o amadurecimento da consciência política, as diferentes formas de fruição do lazer, o afeto e a sensibilidade, o trabalho coletivo, o respeito e a solidariedade para com o outro, assim como, a aprendizagem do pesquisador com esse grupo de mulheres que com alegria e humor, mesmo nas intempéries, irradiavam atenção, acolhimento e amorosidade, favorecendo nossa humanização, nosso Ser Mais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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