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dc.contributor.authorLorena, Angela Bernardo de
dc.date.accessioned2016-09-27T19:41:18Z
dc.date.available2016-09-27T19:41:18Z
dc.date.issued2015-03-11
dc.identifier.citationLORENA, Angela Bernardo de. Curso a distância de análise do comportamento para professores em formação. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7519.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7519
dc.description.abstractThe contribution of Behavior Analysis is useful for teachers, primarily the studies about principles of behavior. The goal of this doctoral was to describe the construction and implementation of an extension course for teachers in training from a context not yet explored in national literature: Distance Education. Article 1 presents the process of construction of an extension course designed to teach some principles of behavior - reinforcement, punishment and extinction -, having as target audience student teachers of the undergraduate degree in Pedagogy of the Open University System of Brazil. The activities proposed for the extension course were drawn from the preliminary identification of behavioral-objectives. There were ten tasks and five teaching conditions. Some aspects of the data are discussed, such as the number of registered participants and evasion. Article 2 aims to evaluate the teaching of the concepts of reinforcement, punishment and extinction for six participants from Article 1, considering three activities and two teaching conditions of the extension course. In order to analyze the data, we have considered the rate of occurrence of three thematic groups: 1) To identify or describe the concept of reinforcement; 2) To identify or describe the concept of punishment; 3) To identify or describe the procedure of extinction. The results showed that the learning conditions were sufficient to teach reinforcement for all participants. However, the concepts of punishment and extinction reached only part of the participants, indicating a need to revise the conditions of teaching. This thesis contains, in addition to the two articles, a section for discussion of the data of eleven participants approved in the extension course. This work opens a new research front, approaching the technologies of teaching developed by behavior analysts in Distance Education and its contributions to the field of Education.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectAnalise do comportamentopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTecnologia de ensinopor
dc.subjectBehavior Analysiseng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTechnology of Teachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleCurso a distância de análise do comportamento para professores em formaçãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187por
dc.contributor.advisor-co1Carmo, João dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263046410329694por
dc.description.resumoAs contribuições da Análise do Comportamento podem ser úteis para profissionais da Educação, principalmente o conhecimento sobre princípios do comportamento. O objetivo principal desta tese foi descrever a construção e implementação de um curso de extensão para professores em formação num contexto ainda não explorado na literatura nacional: a modalidade da Educação a Distância. No artigo 1, foi apresentado a construção do curso de extensão para ensinar alguns princípios do comportamento – reforço, punição e extinção - para professores em formação do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil. As atividades propostas para o curso de extensão foram elaboradas a partir da identificação preliminar dos comportamentos-objetivo, sendo dez tarefas e cinco condições de ensino. São discutidos alguns dados do curso, como números de participantes inscritos e a evasão. O artigo 2 teve como objetivo avaliar como foi o ensino dos conceitos de reforço, punição e extinção para seis participantes do Programa de Ensino descrito no artigo 1. Foi feito um recorte, considerando três atividades e duas condições de ensino do curso de extensão. Para análise dos dados, foi identificada a ocorrência de três núcleos temáticos, derivados dos comportamentos-objetivos: 1) Identificar ou descrever o conceito ‘reforço’; 2) Identificar ou descrever o conceito ‘punição’; 3) Identificar ou descrever o ‘procedimento de extinção’. Os resultados mostraram que as condições de ensino foram suficientes para ensinar o conceito de reforço para todos os participantes, porém para os conceitos de punição e extinção foi suficiente apenas para parte dos participantes, indicando a necessidade de revisão das condições de ensino. A tese contém, além destes dois artigos, uma seção adicional para discussão dos dados de onze participantes que foram aprovados no curso de extensão. Este trabalho inaugura uma nova frente de investigação, buscando aproximar as tecnologias de ensino desenvolvidas por analistas do comportamento na Educação a Distância e suas contribuições para a área da Educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1950981697668366por


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