Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre a metaxis e a filosofia da práxis : teatro do oprimido-perspectivas para o teatro na educação
dc.contributor.author | Moraes, Michele Adriana de | |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T18:26:07Z | |
dc.date.available | 2016-10-04T18:26:07Z | |
dc.date.issued | 2015-10-30 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Michele Adriana de. Entre a metaxis e a filosofia da práxis : teatro do oprimido-perspectivas para o teatro na educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7648. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7648 | |
dc.description.abstract | The present study is linked to the Postgraduate Program in Education of UFSCar, under the research line Theories and Practice in School Education. The central theme of this study is the Theatre and Education. The object of the study has as references Theatre of the Oppressed’s working techniques, a theatrical teaching methodology created by Augusto Boal, who seeks to identify the injustices established in oppressed-oppressor’s relations and overcome them through Concrete and Continued Social Actions. Since it is a Library imprint of research, we look for material at dissertation’s bank and Capes’s Theses, who fieldworks were conducted in formal and non-formal learning environments who practices the Theater of the Oppressed methodology. We investigated these theses and dissertations understand the interpretation and the use they make of the Oppressed Theatre. We grouped the works in two (02) themes; School Education (representing formal learning environments) and Social Education Processes (representing informal learning environments). For the development of this research we used the content analysis technique, beyond the presentation of quantitative and qualitative data of theses and dissertations. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Teatro do Oprimido | por |
dc.subject | Opressão | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Theatre of the Oppressed | eng |
dc.subject | Oppression | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.title | Entre a metaxis e a filosofia da práxis : teatro do oprimido-perspectivas para o teatro na educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Conti, Celso Luiz Aparecido | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6967887143687279 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha Educação Escolar Teorias e Práticas. O tema central deste estudo é o Teatro e a Educação. O objeto de estudo se refere às técnicas de trabalho com o Teatro do Oprimido, metodologia pedagógica teatral, criada por Augusto Boal, que busca identificar as injustiças estabelecidas nas relações opressores-oprimidos e superá-las através de Ações Sociais Concretas e Continuadas. Por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscamos no banco de dissertações e Teses da Capes, trabalhos de Campo realizados em ambientes de aprendizagens formais ou não formais, que versassem sobre a Metodologia do Teatro do Oprimido. Buscamos nestas teses e dissertações compreender a interpretação e o uso que fazem do Teatro do Oprimido. Agrupamos os trabalhos em duas (02) categorias temáticas, Educação escolar (representando ambientes formais de aprendizagem) e Processos Socioeducativos (representando ambientes informais de aprendizagem). Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, além da apresentação de dados quantitativos e qualitativos das teses e dissertações. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6314477108524134 | por |