Show simple item record

dc.contributor.authorGoldschmidt, Mírian Helena
dc.date.accessioned2016-10-04T18:54:19Z
dc.date.available2016-10-04T18:54:19Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationGOLDSCHMIDT, Mírian Helena. Os limites das políticas públicas/estatais para o campo hoje e a possibilidade de uma superação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7678.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7678
dc.description.abstractWhat are public / state policies? What is the necessary understanding to think public / state policies for rural education? What is rural? What is urban? What criteria to use to conceptualize what is rural and what is urban? What questions are appropriate for this debate? To answer these questions, this paper aims to study public / state policies and, therefore define what state and its actions to play as such and also submit that rural and urban, far from being just geographical areas are different social content, but are not watertight and not dichotomous, on the contrary, to be able to grasp all of its contents, you must understand their relationship as a complex, as a continuity. The rural and urban reproduce a concrete social reality, are part of the same society. From this idea, thinking the continuity of relations, a complex, between rural and urban, we need to rethink public / state policies developed educational, surpassing the idea of dichotomy, simple separation between these spaces. That is, if they are not watertight spaces that can not be thought of separately, so the public / state policies should be developed articulately. Affirm this need for joint, is not discount that rural and urban have their specificities, but it is understood that these are only felt in full, as are parts of the same society, unlike the Field of Education points. Likewise takes education as public / state policies must be universal and meet the whole of society. literature on the subject and document analysis was conducted from a historical materialist perspective.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectPolíticas públicas/estataispor
dc.subjectMeio ruralpor
dc.subjectMeio urbanopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectPubliceng
dc.subjectState policieseng
dc.subjectCountrysideeng
dc.subjectUrban areaseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleOs limites das políticas públicas/estatais para o campo hoje e a possibilidade de uma superaçãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoO que são políticas públicas/estatais? Qual a compreensão necessária para pensar políticas públicas/estatais para uma educação rural? O que é rural? O que é urbano? Quais critérios utilizar para conceituar o que é rural e o que é urbano? Que questões são apropriadas para esse debate? Para responder a estas questões, esse texto tem como objetivo o estudo de políticas públicas/estatais e, para isso definir o que é Estado e suas ações para se reproduzir enquanto tal e ainda, apresentar que rural e urbano, longe de serem apenas espaços geográficos, são conteúdos sociais diferentes, mas que não são estanques e nem dicotômicos, pelo contrário, para poder apreender a totalidade de seus conteúdos, é necessário compreender suas relações, como um complexo, como uma continuidade. O rural e o urbano reproduzem uma realidade social concreta, fazem parte de uma mesma sociedade. A partir dessa ideia, de pensar as relações de continuidade, de um complexo, entre rural e urbano, é preciso repensar as políticas públicas/estatais educacionais desenvolvidas, superando a ideia de dicotomia, de simples separação entre esses espaços. Ou seja, se não são espaços estanques, que não podem ser pensados separadamente, logo, as políticas públicas/estatais devem ser desenvolvidas articuladamente. Afirmar essa necessidade de articulação, não é desconsiderar que rural e urbano tenham suas especificidades, mas é compreender que estas só encontram sentido na totalidade, pois são partes de uma mesma sociedade, diferentemente do que a Educação do Campo aponta. Do mesmo modo se dá a educação, enquanto políticas públicas/estatais têm que ser universais e atender ao conjunto da sociedade. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto e análise documental, numa perspectiva materialista histórica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0639221738772076por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record