Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Karen de Cássia
dc.date.accessioned2016-10-04T19:48:39Z
dc.date.available2016-10-04T19:48:39Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationSILVA, Karen de Cássia. A [de]formação da infância na sociedade de consumo : o merchandising na telenovela Carrossel do SBT. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7696.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7696
dc.description.abstractAdvertising aimed at children has become increasingly present in their everyday life. Already in early childhood, boys and girls are bombarded every day by advertisements that intend to seduce them to consume many types of products - toys, clothes, shoes and food - and brands. Within the context of the cultural industry, advertising becomes responsible for the disclosure of a way of living and thinking based on extremely consumerist attitudes, with drastic effects on the formation of the subject in that it makes damage in their subjectivity and makes it hostage of profit maximization. Thus, this research aims to investigate the merchandising occurred in Soap Opera "Carrossel" from television channel SBT based on Critical Theory. Education is essential to seek the emancipation of individuals, because the right of people to clarify and become subject endowed with autonomy and criticality would be greater if they could make their sociocultural inclusion of choices beyond the consumer field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectTelevisioneng
dc.subjectCultural industryeng
dc.subjectMerchandisingeng
dc.subjectSoap Opera "Carrossel"eng
dc.titleA [de]formação da infância na sociedade de consumo : o merchandising na telenovela Carrossel do SBTpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoA publicidade voltada ao público infantil tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das crianças. Já nos primeiros anos de vida, meninos e meninas são bombardeados diariamente por propagandas que pretendem seduzi-las a fim de consumir diversos tipos de produtos - brinquedos, roupas, sapatos e alimentos – e marcas. Dentro do contexto da indústria cultural, a publicidade se torna a responsável pela divulgação de um modo de viver e pensar baseadas em posturas extremamente consumistas, tendo efeitos drásticos na formação do sujeito, na medida em que torna sua subjetividade lesada e refém da maximização do lucro. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar o merchandising ocorrido na Telenovela Carrossel do SBT à luz da Teoria Crítica. Torna-se fundamental uma educação que caminhe à emancipação dos indivíduos, visto que a possibilidade de as pessoas se esclarecerem e se tornarem sujeitos dotados de autonomia e criticidade seriam maiores se pudessem fazer suas escolhas de inserção sociocultural para além do campo do consumo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7728511351368742por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record