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dc.contributor.authorSantos, Talita Secorun dos
dc.date.accessioned2016-10-05T18:15:58Z
dc.date.available2016-10-05T18:15:58Z
dc.date.issued2015-07-23
dc.identifier.citationSANTOS, Talita Secorun dos. Atividade orientadora de ensino de geometrias na perspectiva lógico-histórica : unidade entre ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7702.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7702
dc.description.abstractThe manner Teaching Activities (TAs) of different types of Geometry may be presented as a unity between teaching and learning, or rather, as Teaching Guiding Activity (TGA) in the initial formation of teachers, is discussed. It has thus been presumed that the logical and historical perspective may become a didactic factor in teachers´ initial formation when TAs are developed as from the subject-group-class-narrative dynamics. Current qualitative research was developed based on the following questions: Did teaching activities developed in the disciplines ‘Geometry’ and ‘Euclidian Geometry and Topic for Non-Euclidian Geometries’ generate aims and motives to teach and learn to teach Geometries? Did the activities experienced by the subject-group-class dynamics and posting of narratives become a TGA? Which are the productions of meanings, aims and motives explicit in the narratives prepared by undergraduates of the Math course during their experience in TAs of Geometries within the logical and historical perspective as from the subject-group-class dynamics? Data were retrieved from questionnaires, TAs, field diaries and narratives posted on the Internet. The empirical material was analyzed by four descriptive and analytic categories emerging from three-fold data, namely, From the isolated to the collective; The New; From Learning to Learning to Teach; Contradictions. Results show that Geometry TAs within the logical-historical perspective as from the subject-group-class-narrative dynamics trigger information related to the appropriation of theoretical knowledge, teaching of theoretical knowledge, organization of teaching, pedagogical activities and research in most people involved in the teaching-learning process.eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAADCT/PR)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - formação inicialpor
dc.subjectGeometrias não euclidianaspor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subjectMatemática - Históriapor
dc.subjectLeont'ev, Aleksei Nikolaevich, 1903-1979
dc.subjectTeachers initial formationeng
dc.subjectNon-Euclidian Geometrieseng
dc.subjectActivity theoryeng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.titleAtividade orientadora de ensino de geometrias na perspectiva lógico-histórica : unidade entre ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de matemáticapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoObjetivamos com essa pesquisa, analisar, se as Atividades de Ensino (AE) de Geometrias na perspectiva lógico-histórica podem se configurar como unidade entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, como Atividade Orientadora de Ensino (AOE) na formação inicial de professores. Dessa forma, tivemos como pressuposto que a perspectiva lógico-histórica pode se tornar didática para a formação inicial de professores, quando as AE forem desenvolvidas, a partir da dinâmica indivíduo-grupo-classe-narrativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi conduzida pelas seguintes questões: As atividades de ensino desenvolvidas nas disciplinas de “Geometria” e de “Geometria Euclidiana e Tópicos de Geometrias não euclidianas” foram geradoras de objetivos e motivos para se ensinar e aprender a ensinar geometrias? Essas atividades vivenciadas pela dinâmica indivíduo-grupo-classe e postagem das narrativas se tornaram uma AOE? Quais são as produções de sentidos, de significados, os objetivos e motivos que são explicitados nas narrativas elaboradas por licenciandos do curso de matemática, enquanto vivenciaram AE de geometrias na perspectiva lógico-histórica, a partir da dinâmica relacional indivíduo-grupo-classe? Para a construção dos dados utilizamos os seguintes instrumentos: questionário, AE, diário de campo e as narrativas postadas em ambiente virtual. A análise do material empírico foi feita a partir de quatro categorias descritivas e analíticas que emergiram da triangulação dos dados, são elas: Do isolado ao coletivo; O Novo; Do aprender ao aprender a ensinar; Contradições. Os resultados permitem inferir que as AE de Geometrias na perspectiva lógica-histórica, a partir da dinâmica indivíduo-grupo-classe-narrativas desencadearam (re)significações relacionadas à apropriação do conhecimento teórico, ao ensino do conhecimento teórico, à organização do ensino, às ações pedagógicas e pesquisa, na maioria dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9052886361360320por


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