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dc.contributor.authorSouza, Rosângela Pereira de
dc.date.accessioned2016-10-10T19:46:15Z
dc.date.available2016-10-10T19:46:15Z
dc.date.issued2015-02-25
dc.identifier.citationSOUZA, Rosângela Pereira de. Educar-se entre usuários/as de crack. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7795.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7795
dc.description.abstractThis research aimed at comprehending the educational processes developed in relations amongst crack users, at social practice of crack use on public spaces. In this context, education is taken as an intersubjective construction. The theoretical reference was based on the perspective of popular education, as well as the liberation philosophy. The methodology was based on dialogical investigation processes, from participative observation, interviews and field journal, through the living together of the other research subjects, supported by a qualitative approach. The field research it was conducted in the period February and August 2014, in a crack use area, know as Mata do Gueto, in Piracicaba-SP. The interview was conducted with a cooperator, crack user who had lived in this public area for a period of five years. In order to analyze the data the content analysis technique has been used, and that was done in steps: pre-analysis (exhaustive reading of data); material exploration (choosing categories of analysis) and treatment of results and data final analysis. This procedure yielded at the following categories: Mata do Gueto; The Crack Use; “Let's go to the ideas, the beast catches, is run”. The results showed that amongst crack users, they learn and teach: respect; good manners among people from Mata do Gueto; rules; caring attitude; problem solving and peace. The processes upon which the education happens in such a context become possible through speeches/dialogues/words, expressions, gestures, repetitive actions, shouting, apologies and violence. The participants say that the word is worth more than violence, as long as there is a dialogue. According to them, that is the most effective way of teaching and learning. In short, this research expects to contribute to the development of actions and public policy strategies, including the Harm Reduction and contribute with the humanized educational practices with and among crack users, as well as collaborate with the education that happens in environments non-school and school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectUso de crackpor
dc.subjectRedução de danospor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectCrack usereng
dc.subjectHarm reductioneng
dc.titleEducar-se entre usuários/as de crackpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004por
dc.description.resumoO objetivo do estudo em questão foi o de compreender os processos educativos que se desenvolveram nas relações entre usuários/as de crack, na prática social do uso de crack em espaço público. Parte-se da compreensão do educar-se como uma construção em relações intersubjetivas. O referencial teórico foi baseado na perspectiva da Educação Popular e da Filosofia da Libertação. A metodologia fundamentou-se nos processos de investigação dialógica através da convivência entre pesquisadora e colaboradores/as, apoiando-se na abordagem qualitativa e como instrumentos metodológicos; a observação participante, entrevista e diário de campo. A pesquisa de campo foi conduzida no período de Fevereiro à Agosto de 2014, em local de uso de crack, conhecido como “Mata do Gueto”, no município de Piracicaba-SP. A entrevista foi realizada com um colaborador, usuário de crack, que convivia no espaço público em torno de cinco anos. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, sendo organizada através de etapas: pré-análise (leituras exaustivas dos dados); exploração do material (elaboração das categorias); tratamento dos resultados obtidos e interpretação dos dados. Deste procedimento emergiram as seguintes categorias: Mata do Gueto; Uso de crack e “Vamos pras ideias e se correr das ideias aí o bicho pega”. Os resultados apontaram que nas relações entre os/as usuários/as de crack se aprende e ensina: Respeito; Boa conduta entre as pessoas da Mata do Gueto; Regras; Cuidados; Solução de problemas e Paz. Os processos pelos quais se educam nessas relações são através da: fala/conversa/palavra, expressões, gestos, repetição das ações, gritos, pedido de desculpas e violência. Os/as participantes assinalam que a palavra vale mais que uma atitude de violência, isso quando, argumentada e correspondida entre as pessoas que se convive; segundo eles/as, essa é a melhor forma de ensinar e aprender. Em suma, a pesquisa visa possibilitar o desenvolvimento de estratégias de ações e políticas públicas que incluam a redução de danos e contribuam com as práticas educativas humanizadoras com e entre os/as usuários/as de crack, bem como colaborar com a educação que se dá em espaços não-escolares e escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7906191317242970por


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