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dc.creatorSantos, Fabricio Felice Alves dos
dc.date.accessioned2016-10-13T20:02:21Z
dc.date.available2016-10-13T20:02:21Z
dc.date.issued2012-03-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7825
dc.description.abstractFounded in Rio de Janeiro in 1928, the Chaplin-Club is considered the milestone of ciné-clubs and of film criticism in Brazil. Since the beginning of its activities, the club used to release O Fan, a vehicle dedicated to spread the group’s ideas. The objective of this dissertation is to analyze the activities of Chaplin-Club and its members’ reflections on cinema. Having as main source the nine issues of O Fan, this work aims to establish a dialogue among the different conceptions of cinema expressed by the club members and evaluate the set of concepts applied by them in the construction of their critical parameters, in order to present the particularities of Chaplin-Club’s thoughts and its specificity in the Brazilian context of the time.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectCinema silenciosopor
dc.subjectCrítica cinematográficapor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectSilent filmseng
dc.subjectFilm criticismeng
dc.title“A apoteose da imagem” : Cineclubismo e crítica cinematográfica no Chaplin-Clubpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890886509956837por
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/5646532889487401por
dc.description.resumoFundado no Rio de Janeiro em 1928, o Chaplin-Club é considerado o marco inicial do cineclubismo e de uma reflexão crítica mais aprofundada sobre o cinema no Brasil. Já no início de suas atividades, o cineclube lançou O Fan, órgão divulgador das ideias do grupo. O objetivo desta dissertação é analisar as atividades do Chaplin-Club e o pensamento crítico de seus integrantes. Tendo como fonte principal as nove edições de O Fan, o trabalho visa estabelecer um diálogo entre as diferentes concepções expressas pelos cineclubistas a respeito do cinema e avaliar o conjunto de noções aplicado por eles na construção de seus parâmetros críticos, a fim de apresentar as particularidades do pensamento do Chaplin-Club e sua especificidade no contexto brasileiro da época.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Imagem e Sompor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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