Show simple item record

dc.contributor.authorGalizia, Fernando Stanzione
dc.date.accessioned2016-10-13T20:08:35Z
dc.date.available2016-10-13T20:08:35Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationGALIZIA, Fernando Stanzione. No “chão” da universidade : o ensino superior de música na perspectiva intercultural. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7828.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7828
dc.description.abstractThis study is about Music Higher Education and it aims to answer the following question: what are the possibilities and limits of a music theory subject according to the principles of Critical and Intercultural Education? The general purpose of this research is to investigate possibilities and limits of social and educational practices that overcome the traditional teaching paradigm still prevailing in Music Higher Education, in an Intercultural direction. Based on the qualitative paradigm, this study is an intervention research that falls within the practitioner research movement. Data were built through semi structured observations in Language and Musical Structure subject, which is mandatory for the Music Education Course of the Federal University of São Carlos. The main theoretical principles are based on studies by Candau (2012a), as well as by other authors such as McLaren (2000), Pérez Gómez (1994), Hall (1997) and Santos (2002; 2014), among others. Data were analyzed from three broad categories, according to the intercultural education concept map (CANDAU, 2010; 2012e). They are: social and educational practices; knowledge; and subjects and actors. The conclusions show that university music professors must question the usual music teaching dynamics, which are monocultural and based on frontal and conservatory teaching models. It was also possible to conclude that university music professors must affirm the plurality of possible truths in the musical knowledge, which shall not be reduced to a certain cultural universe. Finally, by means of the valorization of multiple languages, medias and cultural expressions, it was possible to strengthen the students’ identities within the reach of only one subject, promoting empowerment, emancipation and autonomy processes, valuing differences and promoting equality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectEnsino de Músicapor
dc.subjectDidática Crítica Interculturalpor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectMusic Educationeng
dc.subjectCritical and Intercultural Educationeng
dc.titleNo “chão” da universidade : o ensino superior de música na perspectiva interculturalpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515637339275988por
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como tema o Ensino Superior de Música e buscou responder a seguinte questão: quais são as possibilidades e limites da oferta de uma disciplina de fundamentos teóricos da música segundo princípios da Didática Crítica Intercultural? O objetivo geral do estudo é investigar possibilidades e limites da adoção de práticas socioeducativas que superem o paradigma tradicional de ensino ainda prevalecente no ensino superior de Música, em direção a uma perspectiva intercultural. Amparada no paradigma qualitativo, trata-se de uma pesquisaintervenção que se insere no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos. O referencial teórico do estudo possui como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Candau (2012a), complementadas principalmente pelas ideias de McLaren (2000), Pérez Gómez (1994), Hall (1997) e Santos (2002; 2014), dentre outros autores. Os dados foram analisados a partir de três grandes categorias, retiradas do mapa conceitual da educação intercultural de Candau (2010; 2012e): práticas socioeducativas; conhecimento; e sujeitos e atores. As análises demonstraram a necessidade, por parte dos professores universitários, de se questionar dinâmicas habituais de ensino de música nas universidades, em sua maioria monoculturais e baseadas nos modelos frontal e conservatorial de ensino. Além disso, mostrou-se que esses docentes devem afirmar a pluralidade de verdades possível frente ao conhecimento musical trabalhado, não reduzindo esse conhecimento a um determinado universo cultural. Por fim, por meio da valorização de múltiplas linguagens, mídias e expressões culturais, foi possível, dentro do alcance de apenas uma disciplina, potencializar o fortalecimento das identidades dos alunos, favorecendo processos de empoderamento, emancipação e autonomia, valorizando diferenças e promovendo a igualdade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record