dc.contributor.author | Ferrari, Isadora Peresi | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T19:30:04Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T19:30:04Z | |
dc.date.issued | 2016-02-26 | |
dc.identifier.citation | FERRARI, Isadora Peresi. Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8054. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8054 | |
dc.description.abstract | Trial-based Functional Analysis is an adapted procedure from traditional Functional Analysis
methodology to be used among classroom activities. The idea is to investigate problem
behaviours’ function by experimentally arranging its antecedent and consequent events. Such
arrangements verify if problem behaviour is maintained by positive reinforcement in form of
attention or access to favourite objects, negative reinforcement through escaping from
academic demands, or automatic reinforcement by self-stimulation. The present study tried to
evaluate the effects of a Trial-based Functional Analysis Training Program for one teacher
over her abilities to assess problem behavior. To do so, a female Special Educator was trained
to conduct Trial-based FA on a female student referred for problem behaviour. The
procedures took place in five phases: Initial evaluation, Pre-training, Baseline, Extended
Training and Post-training. The Experimental Conditions conducted in this study during
Baseline were Divided Attention, Mand and Demand. During Post-training only Mand and
Demand Conditions were kept. The Inter Observer Agreement was 90%. The Training
Program effects were observed by calculating and comparing procedural fidelity while the
teacher was conducting the Trial-based FA at Baseline and Post-training phases. The overall
results indicate that the Extended Training helped to improve teachers’ repertoire to conduct
Trial-based FA in 17.9%. Looking specifically at the trials in which problem behaviour
occurred, the improvement was 24.6%. This study was a first attempt to train teachers to use
such applied methodology in Brazilian territory. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Análise funcional baseada em tentativas | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Sala de recursos | por |
dc.subject | Treinamento docente | por |
dc.subject | Problema de comportamento | por |
dc.title | Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados | por |
dc.title.alternative | Teacher’s Trial-based Functional Analysis training for inadequate behaviour assessment | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carmo, João dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.description.resumo | A Análise Funcional Baseada em Tentativas (TBFA) é uma adaptação dos procedimentos de
Análise Funcional Experimental tradicionais para ser realizada entre as atividades de sala de
aula, para investigar a função de um comportamento-problema, arranjando experimentalmente
seus antecedentes e consequentes. Tais arranjos verificam se o comportamento se mantém por
reforçamento positivo (atenção e acesso a objetos prediletos), reforçamento negativo (fuga de
demandas acadêmicas) ou reforçamento automático (autoestimulação). O presente estudo
buscou avaliar os efeitos de um Programa de Treinamento em TBFA sobre as habilidades de
uma professora para avaliar problemas de comportamento. Para tanto, uma professora de
Educação Especial foi treinada por meio de um Pacote de Treinamento a conduzir a avaliação
com uma aluna com problemas de comportamento. Os procedimentos ocorreram em cinco
fases: Avaliação Inicial, Pré-treino, Linha de Base, Treino Estendido, e Pós-treino. As
condições avaliadas em Linha de Base foram Atenção Dividida, Mando e Demanda. No Póstreino
mantiveram-se apenas as condições Mando e Demanda. A concordância entre
observadores foi de 90%. A verificação da eficácia do treinamento foi feita por meio do
cálculo e comparação da fidelidade na aplicação dos procedimentos durante a avaliação em
Linha de Base e Pós-treino. De modo geral, os resultados indicaram que o Treino Estendido
aprimorou o repertório de aplicação de TBFA da professora em 17,9%. Avaliando apenas as
tentativas em que os comportamentos-problema ocorreram, a melhora foi de 24,6%. Este
estudo foi um esforço inicial na capacitação de professores para aplicação de TBFA em
território nacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3553800803043857 | por |