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dc.contributor.authorMaciel, Flávia Rossi
dc.date.accessioned2016-10-20T19:33:35Z
dc.date.available2016-10-20T19:33:35Z
dc.date.issued2016-06-01
dc.identifier.citationMACIEL, Flávia Rossi. Uma proposta didática sobre plantas medicinais nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva ciência-tecnologia-sociedade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8060.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8060
dc.description.abstractThis research originated from issues related to scientific literacy, aimed to analyze the potential and limitations of the study on medicinal plants from the CTS approach (Science- Technology-Society). Science education according to this perspective establishes relationships between scientific knowledge, technological development and social reality in order to encourage responsible decision making. Therefore, the research involved the participation of twenty students in a class of 3rd grade of elementary school of a municipal school in the interior of São Paulo and was developed through activities with CTS character, interdisciplinary and contextual. We used as instruments to collect data daily researcher, the written record and represented by designs of the students, the audio recording of his speeches and photographs. For the data analysis, established as criteria the Structuring Axes of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho (2011) and we adapted. As a result, we identified indicative aspects of the process of initiation to scientific literacy. Among them we highlight the construction of relevant knowledge to the context of life of students and applicable to everyday situations, awareness of responsible actions through analysis and reflections on the new information and evidence of understanding of the relationship between science, technology, society and its implications. The study also highlighted the importance of attentive and active role of the teacher during the development of the activities and pointed out limitations regarding the conduct of discursive activity in science classes and difficulty in articulating the opinions of students and science concepts. Finally, we believe that this research could contribute to the practice of teachers working in the early years of elementary school to consider training as a continuum.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)por
dc.subjectPlantas medicinaispor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectTechnology and Society (STS)eng
dc.subjectMedicinal plantseng
dc.subjectYears Elementary School Initialseng
dc.titleUma proposta didática sobre plantas medicinais nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva ciência-tecnologia-sociedadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1811225448261362por
dc.description.resumoEsta pesquisa, originada a partir de questões relacionadas à alfabetização científica, teve como objetivo analisar as potencialidades e limitações do estudo sobre plantas medicinais a partir da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). O ensino de Ciências segundo essa perspectiva estabelece relações entre os conhecimentos científicos, o desenvolvimento tecnológico e a realidade social a fim de favorecer a tomada de decisão responsável. Para tanto, a pesquisa envolveu a participação de vinte alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior de São Paulo e foi desenvolvida por meio de atividades com caráter CTS, interdisciplinar e contextual. Utilizamos como instrumentos para a obtenção dos dados o diário da pesquisadora, o registro escrito e representação por desenhos dos alunos, a gravação em áudio de suas falas e as fotografias. Para a análise dos dados, estabelecemos como critério os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Carvalho (2011) e por nós adaptados. Como resultados, identificamos aspectos indicativos para o processo de iniciação à alfabetização científica. Dentre eles destacamos a construção de conhecimentos pertinentes ao contexto de vida dos alunos e aplicáveis a situações do cotidiano, a conscientização de ações responsáveis por meio das análises e reflexões acerca das novas informações e indícios do entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e suas implicações. O estudo também salientou a importância da postura atenta e ativa do professor durante o desenvolvimento das atividades e apontou limitações referentes à condução da atividade discursiva nas aulas de ciências e a dificuldade em articular as opiniões dos alunos e os conceitos científicos. Por fim, entendemos que esta pesquisa poderá contribuir para a prática de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental que consideram a formação como um contínuo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7414560470604040por


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