Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Yasmin Bidim Pereira dos
dc.date.accessioned2016-11-08T18:43:32Z
dc.date.available2016-11-08T18:43:32Z
dc.date.issued2015-12-01
dc.identifier.citationSANTOS, Yasmin Bidim Pereira dos. Filmes periféricos e as margens do cinema brasileiro : um estudo de caso a partir do longa-metragem Cartão Postal. 2015. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8281.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8281
dc.description.abstractThis work focuses on Brazilian independent cinema and the new paths cinematographers, specially the young ones, are following to make movies. The idea is to observe the new contemporary Brazilian cinema scene and some of its own characteristics, highlighting non traditional subsidezed funds, exhibition and distribution options on alternative channels, such as the internet, film clubs and festivals, as well as aesthetic aspects of its production. Their movies can be understood as peripheric as they may be found outside the scope that includes instutionalized cinema. So 'Cartão Postal' (Josinaldo Medeiros and Wagner Novais, 2011) will be our study case, since it is a movie that can be called peripheric and it is also fit in a specific genre of movie that has been produced on favelas, called cinema de periferia. This movie will be studied on its formal aesthetic dimension as well as on its production strategies, observing how it can fit into some of the main characteristics of this new Brazilian scene.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCinema periféricopor
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopor
dc.subjectFilmes de periferiapor
dc.subjectPeripheric cinemaeng
dc.subjectContemporary brazilian cinemaeng
dc.titleFilmes periféricos e as margens do cinema brasileiro : um estudo de caso a partir do longa-metragem Cartão Postalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sá Neto, Arthur Autran Franco de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055550097454248por
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco o cenário contemporâneo do cinema independente brasileiro e as novas formas que os cineastas, sobretudo os jovens, vêm utilizando para realizar filmes. A proposta é observar essa nova cena do cinema brasileiro contemporânea e algumas características que a envolvem, destacando-se aqui as alternativas de financiamento frente aos modelos de leis de incentivo e editais, as opções de exibição e distribuição de seus filmes em canais alternativos, como a internet, os cineclubes e os festivais, e também aspectos estéticos dessa produção. São filmes que podem ser entendidos como periféricos na medida em que encontram-se fora do escopo que compreende o cinema institucionalizado. Será utilizado como estudo de caso o longa-metragem Cartão Postal (Josinaldo Medeiros e Wagner Novais, 2011), filme que enquadra-se nesse escopo dos filmes periféricos e também é representante de um nicho de produções que vêm sendo realizadas nas favelas brasileiras, identificado como cinema de periferia. O filme será analisado tanto em suas dimensões estéticas e formais quanto em suas estratégias de realização, observando como que as características dessa nova cena e do cinema periférico manifestam-se nesses aspectos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4758060017138002por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record