Mostrar el registro sencillo del ítem
Corpo e resistência : reflexões sobre tecnologias de poder e experiências de fuga
dc.contributor.author | Mello, Thiago Henrique | |
dc.date.accessioned | 2017-01-16T16:07:19Z | |
dc.date.available | 2017-01-16T16:07:19Z | |
dc.date.issued | 2015-08-21 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Thiago Henrique. Corpo e resistência : reflexões sobre tecnologias de poder e experiências de fuga. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8410. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8410 | |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Biopoder | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Norma | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Foucault | por |
dc.subject | Deleuze | por |
dc.title | Corpo e resistência : reflexões sobre tecnologias de poder e experiências de fuga | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | Nossa civilização evoluiu o paradigma de tratamento ao corpo de um modo substancial. Na era clássica, o soberano do Estado autoritário deteve por séculos os poderes sobre a vida e a morte. Tempos depois outro Estado, não despótico, passou a gerenciar a inserção dos corpos em instituições direta ou indiretamente ligadas aos seus interesses políticos e econômicos. E hoje, instituições financeiras e industriais determinam direitos e restrições ao corpo, controlando variáveis de âmbito vital. Longevidade, conforto, morbidade: são a grande força por trás do processo de captura do corpo pós-moderno. A escola, grande coadjuvante, fornece subsídios sólidos para o desenvolvimento criativo e produtivo dos indivíduos que abastecerão a demanda da pós-modernidade. No entanto, para todos os aspectos há resistências, tentativas de fuga, de um corpo que constantemente se opõe às tecnologias de poder. Dentro da escola e em outros espaços institucionais, algumas vidas tendem a re-existir, produzindo sujeitos cujas aptidões sociais são capazes de estabelecer um diálogo diferente com o mundo ordinário. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2034661401598407 | por |